25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Leitos UTI Covid começam a ficar sobrecarregados em hospitais e alcançam 91,8% de ocupação

Foto: reprodução
Postado em: 04/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A ocupação de leitos UTI Covid em hospitais de Sorocaba, tanto os públicos quanto os particulares, alcançou 91,8% de ocupação nesta última quarta-feira (3), de acordo com o boletim divulgado diariamente pela Prefeitura de Sorocaba. 


Dos atuais 160 leitos "UTI adulto" disponíveis - sendo três deles no Centro de Estabilização São Guilherme (que servem como suporte ventilatório avançado) - 147 estavam ocupados ontem.

Veja a tabela abaixo

No censo diário de leitos da Covid-19, no Hospital Estadual Adib Jatene três leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontravam-se 100% ocupados.


Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e cinco estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 27 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 76,19% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 16 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 98,18%, o que representa 54 leitos ocupados dos 55 contratados.


O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 12 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um encontra-se ocupado. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme dispõe de 20 leitos Covid, sendo 17 de enfermaria e três de Suporte Ventilatório Avançado. Todos os leitos encontram-se desocupados nesta quarta.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (21 leitos ocupados dos 21 pactuados) e 95% dos de UTI (19 leitos ocupados dos 20 existentes). Dos dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital, apenas um está ocupado. O Samaritano possui 19 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 90% de ocupação, o que significa 18 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 53,33% dos leitos clínicos (oito leitos ocupados dos 15 pactuados).

Veja a tabela

noticias-sorocaba-sp-gov-br-sorocaba-registra-35-879-casos-da-covid-19-34-680-recuperados-e-771-obit




Manga cria novos leitos

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou que a cidade contará com mais 73 novos leitos Covid. A ampliação tem como objetivo dar retaguarda de assistência à população e evitar que nenhum sorocabano fique sem o atendimento para combater a Covid-19.

A ação foi anunciada em coletiva de imprensa, no sexto andar do Paço Municipal, com a presença do secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, e dos vereadores Cristiano Passos, Fausto Peres e João Donizeti.


Na ocasião, foi explicado que, diante do aumento de novas internações e casos da Covid-19 em todo o país, a Prefeitura de Sorocaba precisou agir de forma ágil, com a ampliação de leitos. Neste primeiro momento, a estrutura predial da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Guilherme se transformará no Centro de Estabilização Covid, com 20 leitos, sendo três de Suporte Ventilatório Avançado e o restante, clínicos.


Nesta quinta-feira (4), haverá a ampliação de mais 20 leitos Covid, chegando ao total de 40. Após 20 dias, o Centro de Estabilização terá um total de 60 leitos para atender os acometidos com a doença. Deste total de leitos, 23 serão de Suporte Ventilatório Avançado para atender casos mais complexos e os demais, clínicos.


Em paralelo, até sexta-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba fechará contrato com o Hospital Amhemed de Sorocaba, para a aquisição de mais 13 leitos Covid, sendo 10 clínicos e três de UTI. “Quando assumimos a gestão, em janeiro deste ano, nos deparamos com uma cidade que tinha 100% de ocupação da UTI Covid e, imediatamente, contratamos com a Santa Casa 15 leitos. Agora, mais uma vez, tomamos essas medidas rápidas, para garantir o atendimento à população. Continuaremos lutando pela saúde dos sorocabanos”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.


O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, informa que os atendimentos da UBS São Guilherme serão remanejados para as UBSs mais próximas, sem que haja qualquer prejuízo à população. “Os atendimentos que já estavam agendados serão todos assistidos”, afirma.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OMS pede colaboração para investigar origens do novo coronavírus

Preço do etanol atinge maior nível para outubro desde 2016

Fundec abrirá vagas para cursos de instrumentos musicais

Prefeitura de Sorocaba divulga edital de Concurso Público para 40 vagas

Ser ou fazer, eis a questão da modernidade feminina

Maioria do STF vota por receber mais 70 denúncias por atos golpistas