21 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Leitos UTI Covid começam a ficar sobrecarregados em hospitais e alcançam 91,8% de ocupação

Foto: reprodução
Postado em: 04/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A ocupação de leitos UTI Covid em hospitais de Sorocaba, tanto os públicos quanto os particulares, alcançou 91,8% de ocupação nesta última quarta-feira (3), de acordo com o boletim divulgado diariamente pela Prefeitura de Sorocaba. 


Dos atuais 160 leitos "UTI adulto" disponíveis - sendo três deles no Centro de Estabilização São Guilherme (que servem como suporte ventilatório avançado) - 147 estavam ocupados ontem.

Veja a tabela abaixo

No censo diário de leitos da Covid-19, no Hospital Estadual Adib Jatene três leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontravam-se 100% ocupados.


Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e cinco estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 27 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 76,19% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 16 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 98,18%, o que representa 54 leitos ocupados dos 55 contratados.


O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 12 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um encontra-se ocupado. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme dispõe de 20 leitos Covid, sendo 17 de enfermaria e três de Suporte Ventilatório Avançado. Todos os leitos encontram-se desocupados nesta quarta.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (21 leitos ocupados dos 21 pactuados) e 95% dos de UTI (19 leitos ocupados dos 20 existentes). Dos dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital, apenas um está ocupado. O Samaritano possui 19 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 90% de ocupação, o que significa 18 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 53,33% dos leitos clínicos (oito leitos ocupados dos 15 pactuados).

Veja a tabela

noticias-sorocaba-sp-gov-br-sorocaba-registra-35-879-casos-da-covid-19-34-680-recuperados-e-771-obit




Manga cria novos leitos

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou que a cidade contará com mais 73 novos leitos Covid. A ampliação tem como objetivo dar retaguarda de assistência à população e evitar que nenhum sorocabano fique sem o atendimento para combater a Covid-19.

A ação foi anunciada em coletiva de imprensa, no sexto andar do Paço Municipal, com a presença do secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, e dos vereadores Cristiano Passos, Fausto Peres e João Donizeti.


Na ocasião, foi explicado que, diante do aumento de novas internações e casos da Covid-19 em todo o país, a Prefeitura de Sorocaba precisou agir de forma ágil, com a ampliação de leitos. Neste primeiro momento, a estrutura predial da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Guilherme se transformará no Centro de Estabilização Covid, com 20 leitos, sendo três de Suporte Ventilatório Avançado e o restante, clínicos.


Nesta quinta-feira (4), haverá a ampliação de mais 20 leitos Covid, chegando ao total de 40. Após 20 dias, o Centro de Estabilização terá um total de 60 leitos para atender os acometidos com a doença. Deste total de leitos, 23 serão de Suporte Ventilatório Avançado para atender casos mais complexos e os demais, clínicos.


Em paralelo, até sexta-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba fechará contrato com o Hospital Amhemed de Sorocaba, para a aquisição de mais 13 leitos Covid, sendo 10 clínicos e três de UTI. “Quando assumimos a gestão, em janeiro deste ano, nos deparamos com uma cidade que tinha 100% de ocupação da UTI Covid e, imediatamente, contratamos com a Santa Casa 15 leitos. Agora, mais uma vez, tomamos essas medidas rápidas, para garantir o atendimento à população. Continuaremos lutando pela saúde dos sorocabanos”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.


O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, informa que os atendimentos da UBS São Guilherme serão remanejados para as UBSs mais próximas, sem que haja qualquer prejuízo à população. “Os atendimentos que já estavam agendados serão todos assistidos”, afirma.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diretor do Saae-Sorocaba sobre rodízio de água: "não podemos descartar"

Manga apresenta programa “Casa Nova Sorocaba” a munícipes que sonham com a moradia própria

Governo isenta ICMS de medicamento para doença degenerativa grave

Motociclista morre após sofrer acidente na rodovia SP-79 em Itu

Poupatempo Digital agora oferece serviços da Jucesp

VÍDEO - Carreta e micro-ônibus colidem e quatro são socorridos na Raposo Tavares