27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Leis de Incentivos Fiscais em Sorocaba com isenções de até 100% atraem investimentos

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 15/03/2023

Compartilhe esta notícia:

Um dos motivos para que a cidade seja um atrativo a novos investimentos é a política de incentivos fiscais e de assessoria integral, que trazem vantagens aos empreendimentos que se instalam no município.

 

Tido com um grande atrativo para a vinda de novas empresas ao município, os incentivos fiscais de Sorocaba estão baseados nas Leis nº 12.099/2019, nº 12.103/2019 e nº 11.771/2018.

 

Dentre os benefícios, há redução de 100% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel em que a empresa será instalada, ampliada ou transferida (casos especiais); igual isenção total da alíquota do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), assim como da taxa de construção e aprovação de projetos da respectiva empresa. Ainda, 50% de redução do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); 50% de redução da taxa de fiscalização e funcionamento; alíquota de 2% (no lugar de 5%) para o Imposto Sobre Serviços (ISS) e redução de 2% no ISSQN para serviços dentro do conceito de Indústria 4.0.

 

“São políticas públicas que desburocratizam os processos e desoneram as empresas que acreditam no potencial de retorno da cidade, gerando emprego e renda. Com isso, Sorocaba também se destaca no cenário nacional”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

 

Para que as empresas tomem conhecimento desses incentivos, profissionais técnicos do setor econômico de Sorocaba apresentam todos os atrativos do programa, que compreendem diversos apoios, como uma política diferenciada de assessoria integral que é disponibilizada aos investidores, passando pelo pleno andamento de suas atividades empresariais até o pós-operação, com garantia de segurança jurídica e administrativa.

 

Como exemplo dessas ações, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo, e o diretor de Área da pasta, Bruno Santana, visitaram, há duas semanas, as empresas Grupo Expert Consultoria e Sforza, em Campinas (SP).

 

Ambos apresentaram os principais atrativos para investimentos na cidade ao Grupo Expert, que tem 25 anos de mercado e conta com 18 unidades no Brasil, sendo uma delas em Sorocaba. A intenção da empresa é ampliar oportunidades em Sorocaba, gerando mais empregos e renda.  Na reunião, participaram o diretor da matriz da empresa, Edson Luís de Sousa, o gestor Alexandre Polcelli, a gerente Daniele Aguilera e a consultora comercial Jaqueline Campos.

 

Os representantes de Sorocaba conheceram, ainda, a holding Sforza e foram recepcionados pelo empresário Felipe Martins. A empresa do ramo de investimentos, que também atua no exterior, conta com ações nas seguintes empresas no Brasil: Taco Bell, Pizza hut, KFC, Mundo verde, Wise up, Topper, Rainha, Mister Wix e Brasil do Bem.

 

“Esses encontros possibilitam oportunidades únicas de mostrar as qualidades de Sorocaba e seus atrativos para a instalação de novos empreendimentos, como aparelhamentos de mobilidade urbana, política de logística planejada, infraestrutura de água, saneamento básico, energia, gás natural, conexão em fibra ótica, qualidade de vida, além de mão de obra altamente qualificada”, explica o secretário da Sedettur.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quarentena deve impulsionar modelo híbrido nas escolas

Prefeitura confirma primeiro caso de sarampo em Sorocaba; vítima tem 7 anos

Bolsonaro responsabiliza prefeitos e governadores por desemprego

A história do Frank atravessou fronteiras - Veja o artigo semanal de Vanderlei Testa

Deputada Carla Zambelli protocola pedido de impeachment de Lula por fala sobre Holocausto

Inscrições para casais interessados no Casamento Comunitário começam neste sábado