26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline segue Doria e anuncia reabertura de salões e bares em Sorocaba

Arquivo / Agência Sorocaba
Postado em: 07/08/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) anunciou nesta sexta-feira (7) que Sorocaba passará para a Fase 3-Amarela do Plano São Paulo de retomada econômica. Ela prorrogou a quarentena na cidade até o dia 23 de agosto, com a autorização de reabertura dos restaurantes, bares, salões de beleza, praças de alimentação e academias.

"Dentro daquela expectativa que todos nós tínhamos, na semana, que nós pudessemos evoluir para a Fase Amarela, mas hoje, dentro da nossa expectativa e aumentando a nossa esperança de que dias melhores virão, Sorocaba encontra-se agora na Fase 3 do Plano São Paulo de retomada econômica", disse a prefeita.

Os bares e restaurantes, na fase 3-amarela, vão poder ocupar até 40% da capacidade, durante seis horas por dia. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes, mas os restaurantes e bares podem oferecer mesas para consumo local se houver ambientes abertos ou com ampla ventilação, mantendo distanciamento entre os assentos. A regra também vale para as praças de alimentação, respeitando, o horário de funcionamento dos shoppings.

Os salões de beleza também vão poder funcionar com 40% da capacidade, funcionamento por seis horas e uso de máscara em todos os espaços. Os demais setores que já estavam abertos, como shoppings, escritórios e outros comércios e serviços, vão poder passar a abrir por seis horas diárias, com até 40% da capacidade.

Apesar do afrouxamento das regras de abertura, o governo mantém o pedido de que pessoas com mais de 60 anos e que sofram de doenças crônicas evitem sair de casa. Além disso, o uso de máscara segue sendo obrigatório, com multa de R$ 524 para pessoas que não a utilizem e de R$ 5 mil para estabelecimentos que permitam a entrada sem máscara.

As academias vão abrir com 30% da capacidade, por seis horas diárias. Para frequentar as academias, será preciso agendar o horário. Apenas atividades individuais serão autorizadas. Os usuários deverão usar máscara em todos os ambientes, os equipamentos devem ser limpos três vezes ao dia – e não a cada uso, como indicado anteriormente – e não será permitido o uso dos vestiários.

Já a abertura dos espaços culturais – museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e espetáculos – vai se dar se houver manutenção da fase 3-amarela na cidade por quatro semanas seguidas. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes e não será permitido consumir alimentos ou bebidas no local. A venda de ingressos deverá ser exclusivamente pela internet.

Os espaços culturais terão de funcionar com, no máximo, 40% da capacidade, por até seis horas diárias. Museus e locais de visitação terão trilhas pré-definidas e demarcadas no chão. Nos teatros, cinemas e casas de espetáculo, o público só poderá assistir aos eventos sentado, com garantia de distanciamento entre os assentos. Espetáculos em que as pessoas ficam em pé, como shows musicais, só serão autorizados na fase 4-verde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacina contra coronavírus tem resultado positivo em teste inicial nos EUA

Em live do Parque Tecnológico de Sorocaba, futuristas afirmam que pandemia acelerou o processo de transformações digitais

Caiado diz que ‘nenhum estado vai fazer politicagem e escolher quem vai viver ou morrer’

Depois de afagar China, Bolsonaro recebe Huawei

Polícia prende homem e flagra depósito com quase 1 tonelada de maconha no Éden

Sorocaba sobe em classificação relacionada à mudança climática em plataforma global