26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline diz a vereadores que não há duvida `quanto à lisura´ de processo de compra de máscaras

Arquivo
Postado em: 10/06/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita Jaqueline Coutinho enviou à Câmara Municipal nesta quarta-feira (10) a íntegra do processo administrativo relacionado à compra de máscaras na Secretaria da Saúde, investigado pela Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. A denúncia de ilegalidade na compra gerou a operação Boderline, deflagrada na última segunda-feira (8).

No encaminhamento, feito ao presidente do Legislativo, vereador Fernando Dini (MDB), a prefeita reiterou os argumentos divulgados em entrevista coletiva na última semana. O principal deles, de que o material recebido pela Prefeitura tinha a mesma qualidade dos recebidos, apesar da mudança de nomenclatura. 

Para Jaqueline, "nenhuma dúvida paira por parte de nossos técnicos da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Controladoria Geral, Auditoria e Corregedoria quanto à lisura e legalidade do rito procedimental da aquisição em tela".

Segundo a chefe do Executivo, a sua administração manteve "postura adequada e vigilante, adstrita aos ditames dos princípios que norteiam a atuação do Poder Público que, indubtavelmente, mesmo diante do estado de calamidade não autorizam qualquer desvio, excesso ou mácula".

A prefeita Jaqueline Coutinho manifestou o desejo de que a verdade se sobreponha e apareça diante de uma denúncia que coloca em cheque a atuação da Prefeitura de Sorocaba na aquisição de máscaras respiratórias.

Segundo a prefeita, houve uma interpretação equivocada acerca da nomenclatura dos equipamentos que foram distribuídos aos servidores, principalmente aos da saúde, já que a sigla PFF2 foi trocada pelo fornecedor pela FFP1, mantendo-se a classificação de segurança. De acordo com a fornecedora, as 60 mil máscaras enviadas ao município teriam sido fabricadas para envio à Europa, onde a aceitação do produto recebe essa sigla (FFP1). “De imediato questionamos a empresa, já que observamos a denominação no equipamento, assim que chegou”, enfatizou.

Diante da dúvida gerada entre servidores, a Prefeitura optou por solicitar a troca de 29 mil máscaras, tendo recebido o material, desta vez, com a inscrição que, segundo as normas sanitárias nacionais, é a adequada (PFF2). 

A prefeita afirmou também que não houve risco aos servidores que necessitavam do equipamento. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação integrada GCM e PM autua 180 veículos e coíbe pancadões e aglomerações

Prefeitura de Sorocaba começará a distribuir carnês do IPTU 2020

TSE diz que não deve ocorrer atraso nos resultados do segundo turno

Lula participa de reunião entre governo e oposição venezuelanos

Mulher trans que extorquia garotas de programa tem prisão preventiva decretada pela Justiça

TSE autoriza candidato impulsionar conteúdo na internet com nome de adversário