26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Internações em UTI por covid-19 voltam a aumentar na Santa Casa

Foto: divulgação
Postado em: 24/09/2020

Compartilhe esta notícia:

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba voltou a registrar, nessa tarde de quarta-feira (23), aumento em  internações na UTI do hospital por covid-19.


Durante a manhã, o gestor padre Flávio Jorge Miguel Júnior havia afirmado que o percentual de ocupação era de 78%. Já no mesmo dia, durante a tarde, a Prefeitura de Sorocaba divulgou que a lotação saltou para 90%. Ou seja, o aumento foi de 12% em menos de 24 horas.

 

Os 10 leitos de enfermaria estavam lotados ontem. A lotação nessa ala é comum desde a diminuição de 20 para 10 leitos, ocorrida em 20 de junho. Já dos 40 de UTI, apenas 4 estavam vagos. 

 

Nessa quarta de manhã, o gestor da unidade, padre Fávio Jorge Miguel Júnior, chegou a emitir um alerta sobre o novo aumento de registro de internações. 

 

Em apenas 5 dias, sendo entre o último sábado (19) e esta quarta-feira (23), o percentual de internações cresceu 37%, passando de 53% para 90%, nessa quarta-feira à tarde. "Podemos sentir nos últimos dias, de forma gradual, um aumento de pessoas internadas na UTI Covid-19, o que faz com que acendamos um sinal de alerta!", diz o gestor em seu texto. "Aqui não se trata de fazer terrorismo, nem de sermos pessimistas, mas os números mostraram claramente um aumento gradativo no número de casos", continua.

 

Ainda na mensagem de alerta, o padre faz algumas reflexões, como: "estes aumentos são pontuais? É um fenômeno passageiro? As pessoas estão abusando?". 

 

Ele ainda questiona se o aumento repentino de novas internações estaria ligado à viagem de moradores da região durante o feriado do Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro.  "É um reflexo das pessoas que foram viajar no dia 7/9 e trouxeram na volta o vírus para seus idosos e pessoas vulneráveis que acabaram se contaminando?".

 

Por fim, o padre Flávio reflete se "devemos tomar medidas emergenciais para que não voltemos a situação difícil de julho". 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta peça inédita na Sala São Paulo e na Sala Fundec

Guedes admite prorrogar auxílio emergencial por um ou dois meses, mas com valor de R$ 200

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 40 milhões

Ipea: trabalho remoto cai em outubro pelo segundo mês consecutivo

Vacina contra a Covid para pessoas de 55, 54 e 53 anos ou mais acontece neste domingo

“O Menino que Queria ser Rei” recria história do Rei Arthur para público mais jovem