30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta peça inédita na Sala São Paulo e na Sala Fundec

Foto: Agência Sorocaba - Prefeitura de Sorocaba.
Postado em: 08/04/2024

Compartilhe esta notícia:

Dando continuidade à sua temporada artística, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), sob direção artística do maestro Eduardo Pereira, se apresenta na Sala Fundec no dia 12 de abril, às 20h, e na Sala São Paulo no dia 14 de abril, às 11h.

 

Neste ano em que a OSS comemora seus 75 anos de Fundação, muitos convidados especiais farão parte da programação, e não seria diferente para o próximo repertório, onde ambos os concertos contarão com a participação especial do percussionista mundialmente conhecido Fernando Hashimoto, que irá solar com a “Rapsódia para Percussão e Orquestra”, de Ney Rosauro.

 

“Com uma técnica impecável e uma paixão palpável pela música, com certeza ele levará a todos por uma jornada emocional única, explorando sons e ritmos. A peça solo para percussão é uma experiência única que permite ao percussionista explorar todo o potencial expressivo dos instrumentos”, afirma o maestro Eduardo Pereira.

 

A orquestra apresentará, ainda, a “Suíte no. 1 “Arlesiana”, de Georges Bizet, e a peça “Três Cantilenas”, do grande compositor Nilson Lombardi, que será executada pela primeira vez por uma orquestra.

 

Na primeira cantilena, o público será levado a explorar os tons suaves da saudade. As notas, que ressoam como memórias antigas, evocam emoções que ecoam através do tempo. Já a segunda cantilena leva por um caminho de celebração e vitalidade. Lombardi brinca com ritmos pulsantes e melodias exuberantes, criando uma atmosfera de festa e jubilo e convidando todos a se entregarem à alegria contagiante da música. Por fim, a terceira cantilena traz uma melodia serena e profunda, para que cada um mergulhe nas profundezas de seus pensamentos.

 

Juntas, as três revelarão grandes emoções e experiências humanas. Cada nota e cada acorde serão uma expressão vívida da riqueza e da diversidade da música brasileira, deixando uma marca indelével para aquele que tiver o privilégio de ouvi-las.

 

"Para completar a noite, trazemos Nilson Lombardi, que é um compositor extraordinário. Sua capacidade de unir elementos clássicos e contemporâneos em suas composições cria uma experiência musical verdadeiramente única e emocionante para os músicos e ouvintes", encerra o maestro Eduardo.

 

Fernando Hashimoto, percussão

 

Fernando Hashimoto nasceu no Rio de Janeiro, em 1972. Com 18 anos mudou-se para Campinas (SP) para estudar percussão. Hoje é professor titular de percussão e rítmica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do Grupu (Grupo de Percussão da Unicamp) e foi, por muito tempo, percussionista da Sinfônica de Campinas. Tem uma importante carreira internacional e estreou mais de 50 obras de compositores brasileiros.

 

Orquestra Sinfônica de Sorocaba

 

Dias: 12 de abril (sexta-feira), às 20h, na Sala FUNDEC e 14 de abril (domingo), às 11h, na Sala São Paulo.

Ingressos para a FUNDEC:
Valor: R$ 36,00 (inteira) / R$ 18,00 (meia-entrada)

Os ingressos estão disponíveis para compra pelo site bit.ly/OSS12ABR ou presencialmente na FUNDEC de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Ingressos para a Sala São Paulo:
São disponibilizados gratuitamente pelo site http://salasaopaulo.art.br na semana do evento.

Telefone: (15) 3233-2220 - Whatsapp: (15) 99669-2817

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cíntia de Almeida pode voltar à Câmara de Sorocaba; Casa está com 19 vereadores

Vice-prefeita pede licença sem remuneração para promover campanha

EUA: Estátua de Cristóvão Colombo é derrubada por manifestantes em Baltimore

Cresce pauta sobre home office nas negociações trabalhistas

Apoiadores de Bolsonaro e da ema do Alvorada fazem batalha de outdoors em Minas

Sobe para 42 número de mortos em colisão entre ônibus e caminhão no interior de SP