29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Infecção por covid-19 dá alguma imunidade, mostra estudo

Foto: Reuters/Phil Noble/direitos reservados
Postado em: 15/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Pessoas que tiveram covid-19 têm alta probabilidade de obter imunidade por pelo menos cinco meses, mas há evidências de que aquelas que têm anticorpos ainda podem ser capazes de transportar e disseminar o vírus, revelou um estudo de profissionais de saúde britânicos.


As informações são da Agência Brasil.

 

Conclusões preliminares de cientistas da Public Health England (PHE) mostraram que reinfecções em pessoas que têm anticorpos para covid-19 de uma infecção anterior são raras - com apenas 44 casos encontrados entre 6.614 pessoas previamente infectadas. 

 

Mas os especialistas alertaram que as descobertas significam que as pessoas que contraíram a doença na primeira onda da pandemia, nos primeiros meses de 2020, podem agora estar vulneráveis a contraí-la novamente.

 

Eles também advertiram que as pessoas com a chamada imunidade natural - adquirida por terem contraído a infecção - ainda podem ser capazes de transportar o novo coronavírus em seu nariz e garganta e transmiti-lo.

 

“Agora sabemos que a maioria das pessoas que teve o vírus e desenvolveu anticorpos está protegida contra a reinfecção, mas isso não é total e ainda não sabemos quanto tempo dura a proteção”, disse Susan Hopkins, consultora médica sênior da PHE e uma das coordenadoras do estudo, cujas conclusões foram publicadas nesta quinta-feira (14).

 

“Isso significa que mesmo se você acreditar que já teve a doença e está protegido, pode ter certeza de que é altamente improvável que desenvolva infecções graves. Mas ainda existe o risco de você adquirir uma infecção e transmiti-la a outras pessoas."

 

Especialistas que não estiveram diretamente envolvidos na pesquisa pediram que as pessoas observassem suas principais conclusões.

 

"Esses dados reforçam a mensagem de que, por ora, todos são uma fonte potencial de infecção para os outros e devem se comportar de acordo", disse Eleanor Riley, professora de imunologia e doenças infecciosas da Universidade de Edimburgo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro passa por cirurgia; facada atingiu o fígado e a artéria mesentérica

Justiça rejeita ação de improbidade contra prefeito, secretário afastado e servidor

Criminoso invade estabelecimento e rouba comerciante na Zona Norte; veja vídeo

12ª edição do Programa “Quarta com o Prefeito” acontece na próxima quarta-feira

Vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune, dizem cientistas

Ministério da Saúde: casos do novo coronavírus sobem para 19 no Brasil