Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune, dizem cientistas

Jovem Pan News
Postado em: 20/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

Cientistas de Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (20) que a potencial vacina contra a Covid-19 produzida pela instituição é segura e induz resposta imunológica. Ela foi testada em um grande ensaio humano em estágio inicial. As informações foram divulgadas nesta manhã pela revista médica The Lancet. A dose levou os voluntários a produzir anticorpos e glóbulos brancos que podem combater o coronavírus, mas ainda é cedo para saber se isso é suficiente.

De acordo com o estudo da The Lancet, os níveis de células T, que coordenam o sistema imunológico e são capazes de neutralizar infecções, tiveram um pico 14 dias após a vacinação e os de anticorpos aumentaram depois de 28 dias. No entanto, vale ressaltar, a pesquisa não tem tempo o suficiente para determinar o quão duradoura será a resposta imunológica. Segundo a publicação, o efeito deve ser reforçado após uma segunda aplicação.

A Fase 2 da vacina envolveu mais de 500 pessoas em estudo conduzido na China em abril deste ano. Para ela, foi usado o composto de forma randômica entre os pacientes. O principal objetivo foi avaliar a resposta imune e segurança da vacina, além de determinar a dose para a fase 3. O resultado mostrou que 95% dos participantes no grupo de alta dosagem e 91% dos de dosagem reduzida apresentaram respostas imunológicas 28 dias após a vacinação.

Houve relato de efeitos colaterais brandos (dores de cabeça, dores no corpo, tosse e náusea, por exemplo) por 183 dos 253 participantes no grupo de dosagem alta, o que representa 72%, e 96 (ou 74%) dos 129 participantes no de baixa dosagem. Nenhum efeito colateral grave foi apontado pelo estudo. Já na Fase 3, a próxima a ser realizada, deverá confirmar se a vacina traz ou não proteção efetiva contra a infecção causada pelo novo coronavírus.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha “Março Azul Marinho” conscientiza para prevenção do câncer colorretal

Parcelar compras pode ser um problema: Como evitar dívidas na Black Friday?

Início da Rua Jaromiro Blaseck será bloqueado temporariamente para obra

Ministra do STF nega recurso ao casal Nardoni para redução de pena

Destinos religiosos de SP devem ter movimento reduzido no feriado

Algo muito grave acontece com nossa democracia, diz Bolsonaro após ação autorizada pelo STF