26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Governo de SP veta projeto de lei que propunha o fim da meia-entrada em eventos culturais

Foto: Leonardo Wen/Folhapress
Postado em: 30/10/2021

Compartilhe esta notícia:

Camila Mattoso, Folhapress

 

O governador de São Paulo em exercício, deputado Carlão Pignatari (PSDB), vetou integralmente o projeto de lei proposto por Arthur do Val (Patriota) e aprovado na Assembleia Legislativa que propunha o fim da meia-entrada em eventos culturais no estado. A decisão saiu no Diário Oficial do estado deste sábado (30).

 

O texto não determina o encerramento do benefício, mas sua extensão para "pessoas com idade entre 0 e 99 anos" -o que, na prática, faria da meia-entrada o preço padrão cobrado nas bilheterias.

 

A justificativa do veto apresentada por Pignatari no Diário Oficial é a de que o projeto conflita com disposições federais sobre o tema.

 

A lei federal 12.933 de 2013, citada nas razões de veto, assegura a meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiências e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

 

Ao propor a proibição de cotas máximas de ingressos para meia-entrada e da concessão de meia-entrada para categorias específicas de ingresso, o projeto conflita com a legislação federal, que assegura o benefício para 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento, afirma o governo do estado.

 

Ao UOL News, Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, disse que o objetivo do projeto era "ampliar o acesso à cultura".

 

O parlamentar citou o exemplo de um universitário rico que paga meia-entrada enquanto a "faxineira que trabalha na casa desse estudante paga inteira" no ingresso.

 

O político afirmou que entende a ideia do projeto de oferecer acesso aos meios culturais para os estudantes, porém, "discorda da forma com que ele é feito".

 

"É uma distorção absurda que causa inclusive o encarecimento dos ingressos. Basicamente o que a gente tem hoje é a metade do dobro e eu posso provar matematicamente como a meia-entrada encarece os ingressos", disse.

 

Bruna Brelaz, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), rebateu do Val na entrevista. Ela disse que o projeto visa ajudar os produtores culturais enquanto deixa para trás o direito do acesso à cultura, e que a meia-entrada é um meio de os universitários pobres consumirem bens culturais.

 

Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, ocupa o posto de governador porque João Doria e Rodrigo Garcia, ambos do PSDB, estão fora do país -o primeiro está em Glasgow, na Escócia, participando da COP-26, e o segundo está em viagem de folga.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 90 milhões no sábado

Polícia prende 10 pessoas envolvidas com desvios de insumos hospitalares para revenda

“A-Feto” na Cia ProvocAção de Teatro

Jovem morre com pedrada na cabeça após recusar "desconto" em programa sexual

Três em cada dez paulistanos têm apneia do sono, diz pesquisa

Mulher de 20 anos dá à luz em UPH sem saber que era gestante; bebê passa bem