21 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM e PM evitam pancadões na Vila Helena, Jardim Paineiras e Carandá

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 03/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou operação integrada com a Polícia Militar (PM) e, agindo de forma preventiva, conseguiram evitar a realização dos chamados pancadões em três bairros da cidade, entre a noite do último sábado (2) e a madrugada deste domingo (3).

 

As ações coordenadas da GCM e PM ocorreram nos bairros Carandá, Vila Helena e Jardim Paineiras. Nas operações, a GCM mobilizou três equipes em viaturas.

 

Na Vila Helena, a GCM elaborou 60 autos de infrações (som alto e estacionamento irregular). Já no Jardim Paineiras houve 28 veículos autuados pelos mesmos motivos, e donos de dois estabelecimentos comerciais foram orientados a fechar as portas e encerrar as atividades. No Carandá não ocorreram autuações, apenas a atuação preventiva das forças de segurança pública.

 

O secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Vitor Gusmão, adianta que os pancadões serão tema de atenção constante da GCM em Sorocaba, com prioridade às ações preventivas. O objetivo é chegar nesses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento”, afirma o secretário.

 

Nesse sentido, a GCM realiza um trabalho de inteligência para identificar onde e quando ocorrerão os pancadões, monitorando redes sociais, internet e mensagens que chegam via aplicativos, ou mesmo buscando informações entre as comunidades. “A participação do cidadão é fundamental. Ele pode nos informar sobre as possíveis realizações de pancadões, para agirmos o mais rapidamente possível”, destaca Gusmão.

 

Esse apoio da população é fundamental, uma vez que há uma rede de informações intensa entre as pessoas que organizam esses eventos e o seu público, até antecipando as ações da GCM e das polícias sobre esses eventos.

 

Gusmão pontua que as ações conjuntas entre as forças policiais são necessárias como forma de multiplicar os efetivos para que se tenha um número maior de açõessimultâneas e se coíba os pancadões de maneira efetiva.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uniten abre inscrições para cursos on-line na área de tecnologia

Vereador faz live no meio do mato com risco de ser picado por bichos peçonhentos

Abandono de animais se multiplica na pandemia e atinge até cavalos e coelhos

Sorocaba supera meta de vacinação contra a gripe; campanha acaba na 6ª

Em meio a pandemia, Câmara do DF aprova plano de saúde vitalício a ex-deputados

Em função da covid-19, SP tem 1ª Parada Virtual do Orgulho LGBTQIA