A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PDT), determinou que a Corregedoria Municipal se inteire dos fatos que envolveram uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM) no sábado (7).
O caso envolve GCMs que detiveram uma vendedora ambulante, na região central da cidade, depois de resistir à apreensão de suas mercadorias e desacatar a equipe.
De acordo com o comandante da GCM, Marcos de Carvalho Mariano Machado, em operação na área central, uma equipe patrulhava a pé o calçadão da Barão do Rio Branco, esquina com a rua José Bonifácio, quando se deparou com uma mulher praticando o comércio ambulante, momento em que lhe foi dada uma ordem legal para que entregasse a mercadoria para ser apreendida. A mesma recusou-se a entregar e ainda desafiou os GCMs que ali estavam, dizendo “não vou entregar, pega se você tiver coragem”.
Conforme Mariano, a mulher "resistiu e não permitiu que o material fosse apreendido, e passou a instigar a população a se voltar contra os GCMs, gritando palavras de baixo calão, impropérios e ofensas".
Diante do desacato praticado contra os GCMs, foi dada voz de prisão. "No momento da detenção a senhora resistiu, jogando-se no chão, sendo necessário o uso de força moderada para detê-la, e diante da resistência e da agressividade, foi necessário ainda o uso de algemas para preservar a sua integridade física e a dos agentes envolvidos".
Após a detenção, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia.”