23 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM de Sorocaba apreendeu quase 15 mil porções de drogas em junho

Agência Sorocaba
Postado em: 11/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), tem intensificado seu trabalho para garantir a segurança do patrimônio público e da população. Só no mês de junho foram 6.385 ações preventivas de patrulhamento em próprios municipais e postos fixos, com 35 indiciados conduzidos à delegacia de polícia por furto, tráfico de entorpecentes e outros delitos.

Durante as operações realizadas pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Guarda Civil Municipal (GCM), milhares de entorpecentes foram apreendidos. No mês de junho 8.125 porções de cocaína; 2.626 porções de crack e 4.190 porções de maconha saíram de circulação. Além disso, foram aprendidas 4 armas de fogo.

As operações realizadas nas noites e madrugadas foram recorrentes em locais onde se constatava a aglomeração de pessoas. Ações de coibição de atos ilícitos e como garantia da tranquilidade e segurança de moradores de diversas regiões da cidade. Atividades que se fundamentam, ainda, na necessidade de combate à transmissão do novo coronavírus. No total foram 121 ações articuladas com o Fiscalização da Sesu, para o atendimento aos decretos municipais que preconizam as ações de combate à Covid-19.

No que se refere à apreensão de produtos comercializados ilegalmente, somente em gênero alimentício foram 26 quilos de alimentos e 6.535 maços de cigarros. Na busca pela garantia da segurança de motociclistas e pedestres, ainda foram recolhidas 42 pipas e 17 linhas contendo cerol, evitando-se, assim,  acidentes graves, inclusive, com as crianças. O uso de qualquer tipo de cortante é proibido e pode gerar multa de R$ 1.940,28.

Pancadões

Diversas ações foram também realizadas visando coibir os chamados “pancadões”. Atividades de fiscalização foram feitas em diversos bairros da cidade, com ênfase na zona Norte em bairros como a  Vila Helena; Nova Sorocaba; Residencial Carandá; Vitória Régia; Vila Bom Jesus; Paineiras, Jardim dos Alpes e Jardim Ipiranga, entre outros. Foram lavradas 1.094 autos de infração de trânsito, com a apreensão de cinco automóveis.

Para o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Marcelo Carriel, em que pese as ações do Poder Público, a diminuição e extinção dos pancadões depende mais da conscientização das pessoas do que de fiscalização e policiamento, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus. “Porém, enquanto estiverem ocorrendo, seus responsáveis sofrerão as ações administrativas e até mesmo criminais cabíveis”, garantiu.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radares Semafóricos voltam a funcionar no dia 21 em Sorocaba

Cães são maioria em lares brasileiros, mas gatos ganham espaço

Operação cata-treco remove 5 toneladas de materiais inservíveis no 1º dia

Polícia Civil prende acusado de integrar quadrilha especializada em crime "saidinha de banco"

Casos de covid fazem secretaria da prefeitura de Sorocaba fechar as portas ao público

Bolsonaro comemora liberação de pesca de sardinha em Noronha, ação que preocupa ambientalistas