26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM de Sorocaba apreendeu quase 15 mil porções de drogas em junho

Agência Sorocaba
Postado em: 11/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), tem intensificado seu trabalho para garantir a segurança do patrimônio público e da população. Só no mês de junho foram 6.385 ações preventivas de patrulhamento em próprios municipais e postos fixos, com 35 indiciados conduzidos à delegacia de polícia por furto, tráfico de entorpecentes e outros delitos.

Durante as operações realizadas pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Guarda Civil Municipal (GCM), milhares de entorpecentes foram apreendidos. No mês de junho 8.125 porções de cocaína; 2.626 porções de crack e 4.190 porções de maconha saíram de circulação. Além disso, foram aprendidas 4 armas de fogo.

As operações realizadas nas noites e madrugadas foram recorrentes em locais onde se constatava a aglomeração de pessoas. Ações de coibição de atos ilícitos e como garantia da tranquilidade e segurança de moradores de diversas regiões da cidade. Atividades que se fundamentam, ainda, na necessidade de combate à transmissão do novo coronavírus. No total foram 121 ações articuladas com o Fiscalização da Sesu, para o atendimento aos decretos municipais que preconizam as ações de combate à Covid-19.

No que se refere à apreensão de produtos comercializados ilegalmente, somente em gênero alimentício foram 26 quilos de alimentos e 6.535 maços de cigarros. Na busca pela garantia da segurança de motociclistas e pedestres, ainda foram recolhidas 42 pipas e 17 linhas contendo cerol, evitando-se, assim,  acidentes graves, inclusive, com as crianças. O uso de qualquer tipo de cortante é proibido e pode gerar multa de R$ 1.940,28.

Pancadões

Diversas ações foram também realizadas visando coibir os chamados “pancadões”. Atividades de fiscalização foram feitas em diversos bairros da cidade, com ênfase na zona Norte em bairros como a  Vila Helena; Nova Sorocaba; Residencial Carandá; Vitória Régia; Vila Bom Jesus; Paineiras, Jardim dos Alpes e Jardim Ipiranga, entre outros. Foram lavradas 1.094 autos de infração de trânsito, com a apreensão de cinco automóveis.

Para o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Marcelo Carriel, em que pese as ações do Poder Público, a diminuição e extinção dos pancadões depende mais da conscientização das pessoas do que de fiscalização e policiamento, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus. “Porém, enquanto estiverem ocorrendo, seus responsáveis sofrerão as ações administrativas e até mesmo criminais cabíveis”, garantiu.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha “A Fome não é Fake!” entrega 150 cestas básicas no Cajuru

Ouvidoria deixa morador no ‘vácuo’ por mais de um mês no WhatsApp

Cancelada a visita do governador eleito, Tarcísio de Freitas, a Sorocaba

Homem é preso por vender bebidas alcoólicas para adolescentes na região de Sorocaba

Doria anuncia renovação de contrato de São Paulo com a F-1

Vereador manifesta repúdio contra decisão do STF que libera o sacrifício de animais em cultos