29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“Fórum Sorocaba 2050” debate cidades inteligentes e o futuro da Região Metropolitana

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), realizará, nos dias 17 e 18 de abril, o “Fórum Sorocaba 2050 – Construímos hoje a Sorocaba do amanhã”, reunindo profissionais especialistas em várias áreas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e estudantes de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), para um amplo debate sobre questões socioambientais e tecnológicas que contribuam na implantação de políticas públicas para a construção de cidades inteligentes e preparadas para o futuro.

 

A programação do Fórum terá início às 18h do dia 17 de abril, contando com as presenças do prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga; do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; de deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais autoridades de toda a região; do presidente do PTS, Nelson Cancellara; de representantes do Instituto Áquila e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, realizadores do “Prêmio Band Cidade Excelentes”, além de outros convidados e participantes dessa grande iniciativa.

 

Já, no dia 18 de abril, o evento será aberto ao público e terá início às 9h, com uma série de palestras simultâneas, com conteúdos diversos e que debaterão as várias dimensões das cidades inteligentes, criativas, sustentáveis, humanizadas e inovadoras. As exposições serão feitas por especialistas, empreendedores e pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação, com mediação de profissionais e autoridades convidados. Como resultado final desse grande encontro, ao término do evento, será assinada pelos participantes uma carta aberta referente aos temas tratados ao longo do Fórum, comprometendo-se a desenvolver e implementar projetos e iniciativas alinhados ao conceito de Cidades Inteligentes.

 

“Durante os dois dias de Fórum, pretendemos oferecer uma ampla discussão e traçar um panorama completo sobre as cidades inteligentes do futuro. A ideia é disseminar conhecimento técnico e científico, dos mais variados ramos, promovendo debates entre especialistas e atores estratégicos para a fundação de uma rede colaborativa entre as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, auxiliando na elaboração de um plano de ação conjunto, alinhado às melhores práticas do ponto de vista social, tecnológico, político e ambiental”, destaca o prefeito Rodrigo Manga, ao lado do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara.

 

Como parte do painel “Cidade Inteligente Governança”, serão debatidos os seguintes temas no Fórum: Normas e mecanismos de aferição de cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, com a presença da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Metodologia para construção de Planos Municipais de Smart Cities, com presença da Spin Soluções Públicas Inteligentes; Cases de Sucesso de Cidades Inteligentes (baseados na ISO), com autoridades dos municípios paulistas de São José dos Campos e Pindamonhangaba; Financiamento para investimentos, com a participação do Banco do Brasil; e Comunicação do Futuro.

 

Já, o painel “Mobilidade” contará com os cases CEP Rural, Waze for Cities e BRT, com a presença de representantes de empresas, como Google, BRT e UniQ Hub Ltda. No eixo “Tecnologia”, o tema abordado será Infraestrutura e Tecnologia de Telecomunicações, com as empresas American Tower e Vivo. No âmbito de “Segurança”, os presentes participarão da discussão de cases de videomonitoramento e Muralha Eletrônica, com a participação da companhia Erione. Para o debate relacionado à “Habitação”, o tema apresentado será Smart Living: Case Smart Urba Dunlop (Campinas) Loteamento Inteligente, com a Urba Desenvolvimento Urbano S.A. e o Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (COMUPLAN).

 

Ainda, durante as apresentações, o painel “Negócios” abordará assuntos relacionados à Economia circular, empreendedorismo e geração de empregos, com a instituição FIT – Instituto de Tecnologia de Sorocaba. Na área da “Saúde”, ganhará espaço durante o encontro o assunto “Saúde e Qualidade de Vida”, com a Santa Casa de Sorocaba e o Serviço Social da Construção (Seconci-SP). No núcleo “Educação”, o assunto em destaque será Inovação social, cultural e educacional, com a presença da Viamaker Education e da Eduzz. Além disso, o Fórum contará com abordagens relacionadas ao tema “Energia e Meio Ambiente”.

 

As inscrições para o “Fórum Sorocaba 2050” já podem ser realizadas pelo link: https://tinyurl.com/forumsorocaba2050. Confira, nas artes a seguir, a programação completa do evento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PANCs é tema de nova edição do “Sema vai à sua Casa”

"Imparcialidade é fundamental", diz Zanin em relação a Lula

Mais de 3,6 milhões de estudantes pediram isenção da taxa do Enem 2019

Grupo de 10 cidades da região de Sorocaba declara estado de alerta hídrico

‘O maior risco de contágio está no lazer noturno’, afirma coordenador do centro de contingência da Covid-19

Argentina supera marca de 1 milhão de casos de covid-19