27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Forças policiais vão endurecer ações contra pancadões no fim de ano em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 27/12/2022

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Militar (PM), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) e equipes da Fiscalização, dará sequência, de forma intensificada, na realização da operação “Paciência Zero”, neste fim de ano. O objetivo é endurecer as ações preventivas de segurança pública, sobretudo, para coibir os chamados “pancadões” e outros tipos de casos de perturbação do sossego e eventos clandestinos na cidade.

 

Serão colocadas à disposição da PM mais equipes da GCM, das Secretarias de Segurança Urbana (Sesu), Mobilidade (Semob) e de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), para prestar todo o apoio necessário para inibir a criminalidade e qualquer tipo de evento irregular que cause transtornos à população. O objetivo é garantir paz e tranquilidade durante as festas de Ano Novo.

 

As estratégias de ação foram definidas na tarde desta segunda-feira (26), durante reunião na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM/I), comandada pelo Tenente-coronel Sydney Gomes e pelo Major Divadil. Participaram os secretários Alexandre Caixeiro (Sesu), Cilene Bordezan (Seurb) e Carlos Eduardo Paschoini (Semob), além do Comandante da GCM, Davi Dutra, e do Subcomandante, Régis Alonso; mais o coordenador operacional dos agentes de trânsito da Semob, Tiago Furtado, e o supervisor de agentes, Gilcélio Cordeiro; e o GCM Jorge Luiz, do Setor de Inteligência da Sesu. O 4° Batalhão de Ações Especiais de Polícia Emergências esteve representado pelo Capitão Carneiro.

 

Operações especiais serão realizadas pela PM, que disponibilizará efetivo reforçado no Ano Novo, em locais estratégicos da cidade, em todas as regiões, principalmente nos bairros estratégicos, com equipes promovendo rondas e outras posicionadas em postos fixos. Equipes do Baep vão reforçar esse policiamento e dar suporte extra nas operações, que, de forma ininterrupta, avançarão madrugada adentro, inclusive na virada do ano.

 

A PM ainda realizará o monitoramento aéreo dessas áreas, por meio do helicóptero Águia, enquanto a Sesu utilizará drones de videomonitoramento. Já, os principais acessos da cidade serão monitorados pela Polícia Rodoviária. A GCM, por sua vez, prestará todo apoio à PM nessas ações, assim como manterá patrulhamento preventivo na região central da cidade, em parques municipais e praças, além de escolas, unidades de saúde e nos principais corredores viários.

 

“As ações contarão também com as equipes da Operação Delegada, que se trata de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que permite a atuação de policiais militares e bombeiros, nos horários livres de escala de trabalho, como agentes do serviço público municipal, sendo devidamente remunerados para isso pelo Poder Público local”, aponta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

 

Com respaldo de agentes de trânsito da Semob, haverá ampliação do número de bloqueios de vias, para fiscalização de motoristas e evitar carros estacionados com som alto. As câmeras de videmonitoramento e radares também serão usados para identificar infratores e aplicar multas.

 

“Abusos não serão tolerados. Usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via será considerado infração gravíssima, como valor multiplicado por 20 vezes e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de remoção do veículo, conforme estabelece o artigo 253-A do Código de Trânsito Brasileiro”, alerta o secretário da Semob.

 

Da mesma forma, os fiscais vão checar denúncias e fiscalizar estabelecimentos, principalmente adegas, que atuam irregularmente. “Se constatada venda de bebidas sem procedência, elas serão apreendidas. Ocorrências de som alto também serão coibidas, por meio de multas e recolhimento de equipamentos, da mesma foram que a falta de alvará especial que permite o funcionamento do local a partir da meia-noite”, destaca a secretária da Seurb.

 

Tanto a Sesu, por meio da GCM, como as demais autoridades policiais, contam sempre com o apoio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Quarta com o Prefeito” realiza 8ª edição e ultrapassa a marca de 5,5 mil munícipes atendidos

Bolsonaro diz que reforma administrativa pode ser enviada junto com a tributária ao Congresso

Ministro do Meio Ambiente: falta de manejo preventivo potencializou queimadas no Pantanal

GCM realiza patrulhamento preventivo contra aglomerações

UPHs das zonas Norte e Oeste terão gestão compartilhada

Com aumento de queimadas, Bolsonaro é pressionado a fundir Meio Ambiente e Agricultura