28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fernanda Teka lança single e videoclipe de "O brinde é nosso", seu primeiro trabalho autoral completamente solo

Foto: Gustavo Maciel
Postado em: 07/12/2022

Compartilhe esta notícia:

Com nove anos de estrada, a cantora propõe uma costura entre o início de sua carreira no rap e as influências de sonoridades da música brasileira que estão presentes em seus trabalhos recentes


A cantora e compositora Fernanda Teka lança, nesta sexta-feira, 9, o single "O brinde é nosso", seu primeiro trabalho autoral completamente solo, em todas as plataformas digitais. Com nove anos de estrada, a sorocabana revisita seu passado em uma música que costura o rap – uma de suas principais influências – com a sonoridade brasileira que está presente em diversas composições anteriores.

 

Neste trabalho são as rimas, conhecidas do público fiel que acompanha Fernanda desde o início de sua carreira, que tratam de ecoar diversas mensagens importantes. "O brinde é nosso" é um manifesto contra o silenciamento e apagamento feminino nos espaços. Fala, sobretudo, do cansaço que as mulheres sentem quando precisam se levantar mais uma vez por pautas que defendem há anos: respeito, equidade e valorização.

 

O single é um convite para adentrar em uma nova fase estética da multiartista. Tanto para aqueles que já conhecem o timbre aconchegante e as letras potentes de Fernanda Teka, quanto para quem ainda não se aventurou em suas canções.

 

A produção foi realizada em Sorocaba (SP), em parceria com Mendz na criação do beat, mixagem e masterização; já nas linhas de guitarra quem agrega ao som é o músico Samir.

 

“É uma música feita para que, quando as pessoas estiverem na pista, embaladas pelo ritmo mais dançante, as rimas sejam igualmente digeridas. É uma possibilidade de unir um beat leve a um manifesto musical potente”, comenta Fernanda Teka.

 

Um videoclipe, dirigido pela própria cantora e produzido pelo coletivo Colmeia Arte, também será lançado para acompanhar o conceito por trás de "O brinde é nosso". O filme estará disponível a partir das 11h de sexta-feira, 9, no canal do YouTube da Colmeia Arte.

 

Nele, o público conhece algumas versões da protagonista: uma mulher que usa de um humor ácido para satirizar situações cotidianas. As referências dos anos 80 e 90, combinam com a personagem que parece lutar contra padrões e preceitos tão retrógrados quanto as próprias décadas retratadas.

 

Sobre a cantora

 

Fernanda Teka foi vocalista e compositora no grupo de rap Autoconceito, de 2013 a 2019. Pelo projeto lançou dois discos autorais e se apresentou em importantes canais de música como Showlivre e Sofar Sounds. Ganhou o “Prêmio de Cultura Hip Hop”, da Funart, em 2014 e, em 2018, foi eleita “Revelação Musical”, através de votação popular pelo jornal ROL.

 

Em 2019 formou a banda Arroeira, ao lado do percussionista Manu Neto e da violonista Menian Miranda. Lançaram músicas autorais e uma delas, intitulada “Meu mundo”, foi premiada na Mostra Confaca (Confraria de Autores de Canções, de São Roque - SP), em agosto de 2020.

 

Fernanda Teka iniciou sua carreira solo em 2022 com o lançamento “Babalu”, single em parceria com o músico Vinícius Paes, que está em todas as plataformas digitais. Seu show recebe pitadas da MPB e batuques do samba às rimas do rap e reggae, mesclando grandes clássicos da música brasileira com músicas autorais em uma ambiência inventiva, energética e dançante.

 

FICHA TÉCNICA

Fernanda Teka – O brinde é nosso

 

Produzido por Colmeia Arte

Letra e melodia: Fernanda Teka

Harmonia e arranjo: Samir

Produção, Mixagem & Master: Mendz

Roteiro: Fernanda Teka e Romulo dos Santos

Direção: Romulo dos Santos

Direção de arte: Fernanda Teka

Assistência de direção: Jean Buho

Produção Executiva: Fernanda Teka

Direção de fotografia: Gustavo Maciel

Edição: Romulo dos Santos e Gustavo Macial

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com Sorocaba na fase verde do Plano São Paulo, parques serão reabertos nesta quinta-feira

IBGE: desemprego segue em queda e fecha trimestre em 9,1%

Gerente e administrador do Ski Mountain Park são indiciados por homicídio culposo pela morte de vítima fatal

Motoristas pegam trânsito congestionado na descida para o litoral paulista na noite de quinta-feira

Paço deve repasse de mais de R$ 3 mi ao BOS referentes à UPA e UPH

Crespo desmente existência do Gedai e diz que e-mails possuem “caráter republicano”