29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Feira da Barganha realiza testagem de Hepatites e distribuição de autotestes de HIV no dia 23

Foto: Divulgação
Postado em: 13/07/2023

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de prevenir e combater as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais e o Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), da Secretaria da Saúde (SES), realizará uma ação para oferecer testes rápidos que servem para diagnosticar casos de Hepatites B e C.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

A testagem acontecerá no domingo (23), das 9h às 12h, na Feira da Barganha, localizada na Alameda do Horto, 918, no Caguaçu, Zona Norte da cidade. A inciativa é referente à Campanha Julho Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção das hepatites virais. Durante a ação, também haverá distribuição de autotestes de HIV.

 

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos virais. Os pacientes positivados dessa ação serão imediatamente agendados para iniciar o tratamento no CMAE, situado na Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, seguindo todos os protocolos de sigilo para tanto.

 

“A infecção por Hepatites B e C tem cura, por isso, é fundamental o diagnóstico precoce para que haja redução das complicações causadas pelos vírus”, alerta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

 

As pessoas que não conseguirem fazer o teste durante essa ação ainda podem procurar o CMAE, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, e às quartas-feiras, até as 20h, além das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moraes apresenta tese sobre milícia digital e golpismo em concurso interno na USP

Pacientes com diabete correm maior risco de complicações por covid-19

Abono Salarial para nascidos de julho a dezembro será pago nesta terça

INSS cancela a reabertura das agências nesta segunda em São Paulo

Inscrições de 2023 para vagas em creches podem ser feitas até o dia 30 de novembro

155 anos do Gabinete de Leitura de Sorocaba - veja a coluna de Cultura de José Simões