29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Exposição gratuita no Barracão Cultural divulga a cultura africana

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A população já pode conferir a exposição “Antes de África… Áfricas”, do artista plástico e pesquisador Onildo de Deus Aguiar, no Barracão Cultural. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra reúne peças e esculturas baseadas em etnias africanas e quilombolas.


O objetivo da exposição é apresentar os diferentes aspectos e a diversidade cultural do continente africano e seus reflexos no Brasil. Resultado de um longo trabalho de pesquisa, as peças foram produzidas pelo artista com materiais reciclados, madeira, fibras e corantes naturais, buscando retratar com fidelidade os elementos de cada etnia ou grupos.


Onildo, natural de Santos e radicado em Sorocaba, é pesquisador de Culturas Africanas e membro do NUCAB (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Responsável pela pesquisa musical do Programa “Nação Afro”, da Cruzeiro FM, que foi transmitido de 1997 a 2002. Poeta e escritor, participou de 16 edições dos “Cadernos Negros”, do Quilombhoje, e realizou exposições de seus trabalhos em Jundiaí, Santos, Campinas e Sorocaba.


O público deve seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social.


“Antes de África… Áfricas” pode ser conferida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, até o dia 14 de janeiro de 2022. O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3237-1738.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulher é encaminhada a hospital e passa por cirurgia para remover porção de maconha da vagina

Bandidos fazem reféns e roubam remédios de quimioterapia em hospital

Projeto da Prefeitura multa em R$ 50 mil bancos que ultrapassarem tempo de atendimento ao cliente

Homem com 11 passagens policiais é preso pela GCM após ameaçar ex-esposa em Sorocaba

Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba faz concerto em Votorantim

Estreia - “A alegria do circo é ver o palhaço pegar fogo”; acompanhe a coluna semanal de José Simões