27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estudo internacional revela como a meditação pode ser eficaz para transtornos de ansiedade

Foto: Agência Brasil
Postado em: 21/12/2022

Compartilhe esta notícia:

Via Jornal da USP

 

Em um artigo publicado no periódico Jama Psychiatry, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, indicaram que a redução da ansiedade e do estresse baseada em mindfulness (também conhecida como “atenção plena”) pode ser quase tão eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade quanto medicamentos antidepressivos.

 

De acordo com Rubens Maciel, psicólogo e professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que não participou do estudo, “o estresse e a depressão são comorbidades com um índice extremamente elevado, em especial, nas nossas cidades”. Por isso, considerar diferentes abordagens de tratamento é prioridade para profissionais da área da saúde.

 

Inicialmente, o estudo analisou 276 participantes em três grandes cidades dos Estados Unidos: Boston, Washington DC e Nova York. Todos com um diagnóstico recente e primário de transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social, pânico ou agorafobia.

 

No trabalho, os pesquisadores dividiram aleatoriamente voluntários em diferentes grupos de controle. Durante um período de 24 semanas, parte dos pacientes teve como tratamento a meditação ou redução do estresse baseada em mindfulness (MBSR), enquanto outro grupo fez uso do medicamento escitalopram. Os cientistas avaliaram a gravidade dos sintomas de ansiedade e outros transtornos nos pacientes em uma escala de 1 a 7, sendo 7 ansiedade severa.

 

Após o período, 102 pacientes haviam concluído o MBSR e 106 haviam concluído seu curso de medicação. Conforme mensurado, ambos os grupos obtiveram uma diminuição significativa em seus sintomas de ansiedade – uma redução média de 1,35 pontos para aqueles que praticaram meditação e uma redução média de 1,43 para os que fizeram uso do escitalopram. De acordo com os especialistas, estatisticamente, esses resultados são bem próximos e considerados equivalentes. “Eles utilizaram um grupo controle, um protocolo padrão, que foi criado pelo Jon Kabat-Zinn, no Hospital Geral de Massachusetts”, explica Rubens.

 

Ainda assim, na opinião do especialista, é importante mencionar que os medicamentos prescritos para ansiedade e depressão também podem ser muito eficazes. “O problema é que muitos pacientes têm dificuldade para comprá-los, alguns podem não responder bem ao tratamento e outros podem sofrer com os seus efeitos colaterais”, comenta ele. Por esses e outros motivos, a meditação tem ganhado destaque nas pesquisas como uma possível alternativa de tratamento.

 

Por fim, o professor também lembra que o estresse é um “vilão” silencioso e está especialmente presente nos grandes centros urbanos. Ele reforça que, com toda a agitação e correria do dia a dia, é sempre bom que cada um de nós pare, respire fundo e se reconecte um pouco com o nosso corpo e a nossa mente. “É preciso observar que a meditação da atenção plena é apenas um primeiro passo dentro de um caminho muito mais longo que te leva ao autoconhecimento”, conclui.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Garoto flagrado com 500 porções de drogas é liberado após ser encaminhado à delegacia

Brasil investiga um caso suspeito de coronavírus, e ministério sobe nível de alerta

Não estou preocupado com 2022, quero fazer um bom governo, diz Bolsonaro em nova visita ao Nordeste

Criminosos roubam moto e colidem em carro instantes após crime

Prazo para pagamento de débitos termina no próximo dia 30 em Sorocaba

Candida auris: Anvisa emite alerta sobre primeiro caso de fungo raro e resistente no Brasil