27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estiagem e calor exigem cuidados redobrados com a saúde

Postado em: 13/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Apesar de a primavera só começar no dia 23 de setembro, os últimos dias têm sido bem quentes na cidade. A temperatura mínima desta quinta-feira (12) foi de 20 e máxima chegou aos de 35 graus Celsius em Sorocaba, segundo dados disponibilizados pelo Climatempo. A umidade relativa do ar chegou a 20%, considerado estado de atenção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda como ideal uma variação entre 50% e 80%.

Paulo Herrera Júnior, de 67 anos, procurou atendimento na UPH da Zona Leste na manhã desta quinta-feira (12), onde fez inalação para aliviar os sintomas de uma pneumonia crônica, que pioram em períodos de estiagem. “Quando chega neste estado, tenho dificuldades para respirar e acabo precisando de atendimento médico”, disse ele com dificuldade, nas pausas da inalação prescrita pelo médico.

O tempo seco e baixa umidade do ar exigem cuidados para manter a saúde em dia. A médica Maria Fernanda Benevenuto, que atua na gestão da urgência e emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SES), orienta que em tempo seco e quente o segredo é cuidar da hidratação constante do organismo. Ela lembra que dias quentes podem provocar um aumento de casos de alergia, crises de rinite, sinusite, bronquite, asma, entre outros.  “Deve-se evitar o sol, e sempre umidificar as vias aéreas, com soro fisiológico e, se necessário, inalação”, comenta.

A ingestão de água, sucos naturais e água de côco são boas opções de bebidas, além do cuidado redobrado na alimentação, sendo sempre recomendados os alimentos frescos. O uso de umidificadores de ar e a busca por lugares arejados são dicas importantes. Também não é recomendável a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia e deve-se, sempre, dar preferência para o uso de roupas mais claras e leves.

O uso de óculos de sol, protetor solar, boné e até guarda-chuva para se proteger da insolação também são indicações dos profissionais de saúde que sugerem também que sempre se tenha uma garrafinha d’água por perto para facilitar a hidratação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia prende chinês por manter funcionários em situação análoga à escravidão

Procurador da Prefeitura assume superintendência do Procon em Sorocaba

Jair Bolsonaro leva facada no abdômen durante ato de campanha em Minas Gerais

Celulares de Bolsonaro também foram alvo de hackers, diz Ministério da Justiça

Técnica de baixo custo acelera pesquisas sobre efeitos neurológicos da Covid-19

Relator no STF diz que homofobia deve ser tratada como racismo