29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Drive-thru #AFOMENAOEFAKE! para o #DiadeDoar arrecada cerca de três toneladas de alimentos nesta terça

Fotos: Renata Giron e Michelle Alves – Secom
Postado em: 30/11/2022

Compartilhe esta notícia:

O final do ano de muitas famílias sorocabanas que precisam estará mais recheado, após a ação da campanha #AFOMENAOEFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que mobilizou a população sorocabana, nesta terça-feira (29), no grande drive-thru solidário para o #DiadeDoar. A iniciativa arrecadou cerca de três toneladas de alimentos, além de brinquedos, roupas e itens de higiene.

 

A ação foi promovida em parceria com a Câmara Municipal, organizações sociais e veículos de comunicação da cidade, contando com a presença do prefeito em exercício, Luis Santos, da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, e da presidente do FSS, Rosangela Perecini. “Logo que conhecemos o projeto, já pensamos em adotar na cidade de Sorocaba, pois é uma data universal, que incentiva o hábito da doação em benefício daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirmou a primeira-dama.

 

“É um orgulho imenso ver nosso município aderindo a ações que visam ao bem do próximo. Toda a equipe envolvida está de parabéns, pelo empenho e dedicação com que exercem as funções, sempre em prol das comunidades que contam com a prontidão do Poder Público”, declarou o chefe do Executivo em exercício, Luis Santos.

 

Como parte da ação, o FSS recebeu, no Espaço Solidário, localizado na Avenida Rudolf Dafferner, 65, Alto da Boa Vista, a doação de cerca de 500 kg de alimentos, que somaram aos tantos outros arrecadados no drive-thru. Os itens foram angariados pela Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos), durante a 5ª Maratona Internacional Sorocaba Novembro Azul, realizada com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, no último domingo (27). Ainda, um grupo de 32 entidades sociais, que participaram também da iniciativa, igualmente somaram para a quantidade total de mantimentos arrecadados ao final do dia.

 

Entre aqueles que atenderam ao apelo do #DiadeDoar e levaram sua contribuição ao Drive-thru, estava o contador Sidnei Capibaribe. Natural do Ceará, ele está na cidade há quatro meses e soube da ação por meio dos veículos de comunicação apoiadores. A filantropia já é um hábito que Sidnei cultiva há muito tempo e, todo final de ano, disponibiliza cestas básicas para famílias carentes. Por isso, aproveitou a oportunidade da campanha do Fundo Social de Sorocaba para colaborar. “Esta é a primeira de várias dessas ações que farei aqui, na cidade. Há muitas pessoas que necessitam, então, o meu objetivo é sempre compartilhar o melhor”, ressaltou.

 

Além da ação pontual, nesta data específica, as doações podem ser feitas ao FSS durante todo o ano. “Temos muitas comunidades que, por diversos motivos, não podem garantir os itens básicos para alimentação e nosso objetivo é alcançar o espírito de solidariedade das famílias sorocabanas. Todos que quiserem colaborar podem procurar o Fundo Social de Solidariedade para contribuir”, destacou a presidente, Rosangela Perecini.

 

Houve, também, quem fez questão de levar as crianças da família para acompanhar o ato solidário e aprender desde cedo. Foi o caso de Rosilei Monteiro Rodrigues, que esteve acompanhada das netas, Lívia e Luíza. “Nós as trouxemos para que aprendam, desde cedo, o valor de contribuir com o próximo. Essa é uma lição importante que buscamos ensinar todos os dias para elas, assim como fizemos com os nossos filhos”, pontuou a vovó Rosilei.

 

Os alimentos arrecadados serão distribuídos pela Secretaria da Cidadania (Secid) às famílias em situação de vulnerabilidade no município. Além das doações entregues na data, as entidades assistenciais e filantrópicas da cidade que estão participando desta edição do #DiadeDoar continuarão recebendo as doações até o final da semana.

 

Sobre o #DiadeDoar


O #DiadeDoar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu, pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). O objetivo é ser uma resposta solidária a algumas das datas de maior consumo, como a Black Friday e Cyber Monday, sensibilizando a população para a necessidade de aderir à cultura de doação e solidariedade.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorteio do 2º empreendimento do Casa Nova Sorocaba acontece em 10 de dezembro

Aplicativo gratuito oferece informações sobre horários do transporte coletivo

Supremo Tribunal Federal condena deputado Daniel Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão

Mesmo sem horário de verão, celulares atrasam relógio em uma hora

Procon orienta consumidores para as compras às vésperas de Natal

Brasileiro não sabe se escuta o ministro ou o presidente, diz Mandetta