28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dois ferros-velhos são interditados durante operação integrada de fiscalização e segurança

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 31/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, nesta quinta-feira (30), interditou dois ferros-velhos no Jardim Zulmira, Zona Oeste da cidade, devido a irregularidades na documentação de funcionamento. A ação integra a chamada “Operação Impacto – Limítrofe Integrada”, realizada pelo 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior – Sorocaba (7º BPM/I), pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM), ligada à Secretaria Municipal de Segurança, desde as 15h desta quinta-feira (30) e prevista para ser encerrada por volta das 23h.

 

Ao todo, mais de 150 profissionais estão envolvidos nessa ação conjunta, incluindo policiais militares, policiais civis, guardas civis municipais de Sorocaba, além de agentes da Vigilância Sanitária e de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (SES); do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e do Programa “HumanizAção” das Secretarias Municipais da Cidadania (Secid) e de Governo (Segov). A iniciativa teve início no Parque das Águas e se estendeu, sobretudo, aos bairros localizados na divisa com os municípios de Votorantim e Itu, como forma de inibir a criminalidade.

 

“Cada Corporação e equipe cumpre tarefas específicas, de acordo com as suas competências legais. O objetivo é promover a segurança, checando denúncias e realizado patrulhamento ampliado e bloqueios em pontos estratégicos do município”, explicou o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre, Caixeiro.

 

Nesse sentido, as equipes da Administração Municipal iniciaram os trabalhos pela fiscalização de ferros-velhos, como forma de coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.

 

Em um dos locais visitados não ficou configurada a prática de atividade comercial, porém os outros dois tiveram que encerrar suas atividades até que regularizem a situação, pois não tinham licença de funcionamento. Um deles foi autuado pela Zoonoses, devido ao acúmulo de lixo e de inservíveis, enquanto o outro foi intimado a organizar o armazenamento de objetos e materiais.

 

“A nossa ação seguiu, ao longo da tarde, nos moldes da "Operação Ferro-velho", que também continua, de forma intensificada, contemplando todas as regiões da cidade”, frisou o secretário da Sesu. Somente neste ano, até o momento, 17 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais dez notificados e oito multados, devido a irregularidades. Em 2022, foram 151 estabelecimentos vistoriados, quatro interditados por desvio de finalidade, 84 notificados e 25 multados. Cinco pessoas foram detidas, quatro delas por receptação de materiais alvo de furtos e uma, que estava foragida da Justiça.

 

Mais ações

 

Ainda, durante a “Operação Impacto – Limítrofe Integrada”, conforme balanço prévio, até o momento, duas pessoas foram presas em flagrante, por jogo de azar (caça-níquel), e uma por tráfico de drogas. “O trabalho das forças de segurança em Sorocaba é realizado em conjunto, uma verdadeira união de forças. E o exemplo disso é essa ação de hoje”, destacou o Comandante do 7º BPM/I, Tenente-coronel Sidney Vieira Gomes.

 

Pela PM, além das equipes do 7º BPM/I, também participam da operação policiais do 14º Batalhão de Operações Especiais (Baep), do 40º BPM/I de Votorantim, 50º BPM/I de Itu, do 5º Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), do 5º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), além de equipes do helicóptero Águia e da Cavalaria.

 

“É uma operação de grande porte, o que mostra que as forças policiais não medem esforços contra a criminalidade na cidade de Sorocaba. O empenho de todos os envolvidos é notório, para tornar o município um local mais seguro”, sintetizou o delegado seccional de Polícia de Sorocaba, José Humberto Urban Filho.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UNIP traz informações sobre o curso de Estética e Cosmética em live

Maioria dos eleitores de Bolsonaro aprova saída do PSL

Sorocaba é destaque em diversas áreas no Ranking de Competitividade dos Municípios

Atraso em licitação faz servidor do TJ-SP levar papel higiênico de casa

Câmara de Sorocaba vota projeto que cria Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal nesta quarta

Lula e Alckmin serão diplomados até 19 de dezembro