29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba é destaque em diversas áreas no Ranking de Competitividade dos Municípios

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 28/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Em levantamento realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), neste ano de 2023, Sorocaba foi destaque em diversas áreas no Ranking de Competitividade dos Municípios. Os avanços nas posições ocorreram, em especial, nos setores de saneamento, economia, inovação e educação.


As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

A 12ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados avaliou as 27 unidades federativas, a partir de dez pilares temáticos, sendo eles: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

 

Sorocaba ocupa a 45ª posição no ranking geral, superando outras grandes cidades ou capitais, como Rio de Janeiro, Goiânia, Guarulhos, Santo André e Uberaba. Com importante desenvolvimento, Sorocaba teve uma melhora de 32 posições em “funcionamento da máquina pública”, 24 posições em “saneamento”; 12 em “inserção econômica”, oito colocações em “inovação e dinamismo econômico”, além de quatro posições em “acesso à educação”.

 

“Ficamos satisfeitos em saber que estamos avançando em todos esses índices apontados pelo estudo, mas continuamos com muito trabalho e responsabilidade, procurando aprimorar, cada vez mais, nas necessidades que tem uma cidade do tamanho de Sorocaba. Não mediremos esforços para superar cada desafio que o município venha a ter, devido ao seu franco crescimento”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

 

Desde 2021, com a atual Administração, Sorocaba já conquistou o posto de bicampeã como Melhor Gestão do Brasil do Prêmio Band Cidades Excelentes (2021/2022); é campeã nacional, com o prêmio Cidades Sustentáveis 2023, em geração de empregos e renda; a sétima cidade do interior mais rica do País (entre as de maior PIB – Produto Interno Bruto); eleita entre as melhores cidades do Brasil pela Revista ISTOÉ, ocupando a destacada 13ª posição do País, na categoria grande porte; 4ª melhor cidade das Américas para se investir, segundo revista do grupo Financial Times (2021/22); foi eleita 1ª cidade do Estado de São Paulo e 2ª do Brasil no ranking do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários à iniciativa, com população entre 501 mil e um milhão de habitantes; é a cidade do interior do Brasil que apresentou maior desenvolvimento populacional e econômico, de acordo com o Censo 2022 do IBGE; faz parte da região que ocupa o 7º lugar no ranking estadual de exportações, entre outas distinções importantes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diretores da rede Maravilhas do Lar visitam obras da nova loja

Após dizer a ministro que tem vergonha do STF, advogado é levado pela PF; vídeo

PGR defende que Supremo mantenha foro privilegiado de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

GCM aciona equipes extras para coibir “pancadões” na madrugada desta segunda

Policial militar morre baleado a tiros de fuzil durante confronto com bandidos

Flávio Amary defende Doria como 3ª via na eleição presidencial "principalmente para enfrentar o PT"