28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia das Mulheres: Presença feminina avança na construção civil - do canteiro de obras aos cargos de liderança

Colaboradoras da Planeta no canteiro de obras
Postado em: 07/03/2023

Compartilhe esta notícia:

Em Sorocaba, são quase mil mulheres atuando, número que representa 11% da força de trabalho do setor na cidade

 

Elas projetam, analisam, administram e tiram obras grandiosas do papel. As mulheres que trabalham na construção civil gradativamente vão ocupando mais postos de trabalho em um segmento em que os homens são maioria.

 

De acordo com os últimos dados do Painel de Informações da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2021, do Ministério do Trabalho, a construção civil no Brasil emprega mais de 2,3 milhões de pessoas com carteira assinada e deste total mais de 250 mil mulheres atuam nas mais variadas funções, que representam 11% da força de trabalho nas obras.

 

No Estado de São Paulo há 627 mil trabalhadores no segmento, sendo 68 mil mulheres. Já em Sorocaba, os números seguem a média nacional: 960 mulheres trabalham na construção civil, pouco mais de 11% do total de 8.817 contratados por empresas de engenharia e construtoras, índice 8% maior em relação a 2020.

 

Para quem trabalha no setor estes dados representam um avanço enorme, visto que em décadas passadas os empreendimentos em construção quase não tinham a presença feminina.

 

Quem recorda essa realidade é a engenheira civil Katia Barazal, que tem 32 anos de carreira. Hoje ela lidera dezenas de profissionais por ser responsável pela obra do Ícone Planeta, o prédio mais alto do interior do Brasil. “Quando comecei a trabalhar na construção civil, as obras tinham uma ou duas profissionais trabalhando. Eu mesma enfrentei muita desconfiança sobre minha capacidade técnica e aos poucos fomos ocupando mais espaços com muito trabalho, dedicação e com um perfil detalhista que faz toda a diferença”, afirma Katia.

 

Nova geração

 

Nos últimos anos, os cursos de graduação em Engenharia Civil têm recebido cada vez mais matrículas de alunas interessadas em seguir na carreira. Em 2021, as mulheres representaram 36% do concluintes nos cursos de engenharia, contra o índice de 30% de alunas que terminaram o curso em 2015, segundo dados do Ministério da Educação.


Um exemplo é a engenheira civil Larissa Barros, que atua há 6 anos na Construtora Planeta como estagiária e hoje está em um cargo de liderança: é coordenadora da obra do empreendimento Avant-Garde, que está sendo construído no Campolim. “Hoje a presença da mulher nos canteiros, em especial para nós engenheiras, já é um processo mais facilitado do que nas gerações anteriores. O que me move na engenharia é o desafio diário da obra e ver o empreendimento pronto, que ficará para a história como a realização do sonho das famílias”, destaca Larissa Barros.

 

Colaboradoras da Planeta 

 

A Construtora Planeta em 267 funcionários contratados. Destes, 28% são mulheres, um índice que é mais do que o dobro da média nacional e local. Do total de 75 colaboradoras, 60 atuam no escritório da empresa e 15 estão nos canteiros de obras. 

 

A Gerente de Recursos Humanos da Planeta, Jussimara Bruzarosco, afirma que a cada ano aumenta a presença feminina nos quadros da Planeta. “Temos percebido que o interesse das mulheres pelas vagas na construção civil vem aumentando, inclusive nos canteiros de obras, onde hoje temos analistas, assistentes e engenheiras muito capacitadas”, explica Jussimara.

 

As colaboradoras da construtora também se dedicam às causas sociais e são a maioria no Instituto Planeta Social, que colabora com entidades assistenciais e promove ações que beneficiam a comunidade:  há 8 mulheres entre os 10 membros.

 

Liderança feminina

 

Outro dado interessante na Planeta é que, dos 26 profissionais que estão em cargos de liderança, 10 são mulheres. Uma delas é a coordenadora de Experiência do Cliente, Tábata Bueno Marra, que está há 13 anos na empresa. “A presença da mulher faz a diferença no negócio em vários setores porque temos a sensibilidade necessária para cuidar do cliente, como no caso da minha área, e um toque especial para as construções, com a incrível habilidade que temos de cuidar de várias tarefas ao mesmo tempo”, enfatiza Tábata.  

 

Para a Diretora Administrativo Financeiro da empresa, Welma Pereira, que há 19 anos atua no mercado da construção civil, esta evolução é muito satisfatória dentro do setor. “Hoje a mudança de mindset já está acontecendo e o mercado já entendeu que não é apenas o homem que tem condições de trabalhar com a construção civil. Além disso, quando chegamos a cargos de liderança somos inspiração para as outras profissionais que passam a entender que podem ter muito espaço para crescer na carreira e alcançar este posto”, destaca Welma.

 

Sobre a Planeta    

 

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

 

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

 

A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, foi reconhecida também pelo ranking como destaque em sua região de atuação.

 

O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba-SP e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região. A empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde atua, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

 

Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, a Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da GreatPlacetoWork (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

 

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Na China, Anvisa e Instituto Butantan inspecionam fábrica da CoronaVac

Queda de raio deixa um morto e 14 pessoas feridas em Gravataí

Manga: mudança na gestão de recursos da Funserv garante equilíbrio financeiro até 2.117

Nova crise de Bolsonaro com a China ameaça superávit recorde com Pequim

Uma poesia à Clarinha - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Com Dilma, país tem 3 dos 5 ex-presidentes réus na Lava Jato