O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, falou sobre os benefícios do projeto aprovado nessa última quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores, que trata de mudanças na gestão de recursos da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocab).
Assista o vídeo abaixo
A Fundação teria hoje um déficit milionário. Atualmente há 12 mil servidores que contribuem mensalmente com o Fundo, além de outros 4 mil aposentados.
Conforme Manga, o projeto, que teve como base os estudos de cálculo de uma empresa especializada, permite com que seja antecipado o Imposto de Renda que fica retido com a prefeitura para garantir a aposentadoria dos servidores e equilíbrio das contas. Dessa forma, não seria necessário também reajustar a alíquota de recolhimento previdenciário dos funcionários públicos.
"Não queremos onerar em nenhum momento nossos servidores. Esse projeto permite com que a gente faça a antecipação [do IR] dos próximos 95 anos garantindo até [no ano de] 2.117 que a conta feche e, ao encerrar a conta da Funserv, teremos um saldo positivo de R$ 193 milhões e não um saldo negativo de R$ 6 bilhões, trouxemos garantia [de aposentadoria] para os servidores e, ao mesmo tempo, com esse recurso aliviamos o caixa da Fonte 1 [da prefeitura] fazendo com que esse recurso vá ao encontro das necessidades da população", explicou o prefeito aproveitando para parabenizar os vereadores pela aprovação. "Foi uma grande vitória da população", disse.
"Ocorreu alguma desinformação por questões político/partidárias, houve alguma desconfiança do projeto, não falaram mal, mas queriam entendê-lo melhor. Mas se for necessário fazer uma audiência pública para melhorar, aprimorar, o que for necessário para melhorar a condição de trabalho e estabilidade dos servidores", defendeu o prefeito.
Servidores municipais contra o projeto protestaram na Câmara Municipal. Sobre a manifestação, o prefeito respondeu: "importante ressaltar que, depois da elaboração desse cálculo, houve uma aprovação pelo Conselho da Funserv, no qual participa o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas, então, foi uma grande vitória, garantia. Entendemos que a oposição tentou inflamar, pressionar. É uma questão política, mas o contrário disso. Estamos dando garantia e tranquilidade que os servidores terão o direito de receber aquilo que eles contribuíram".