10 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga: mudança na gestão de recursos da Funserv garante equilíbrio financeiro até 2.117

Postado em: 14/07/2023

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, falou sobre os benefícios do projeto aprovado nessa última quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores, que trata de mudanças na gestão de recursos da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocab).

 

Assista o vídeo abaixo

 

A Fundação teria hoje um déficit milionário. Atualmente há 12 mil servidores que contribuem mensalmente com o Fundo, além de outros 4 mil aposentados.

 

Conforme Manga, o projeto, que teve como base os estudos de cálculo de uma empresa especializada, permite com que seja antecipado o Imposto de Renda que fica retido com a prefeitura para garantir a aposentadoria dos servidores e equilíbrio das contas. Dessa forma, não seria necessário também reajustar a alíquota de recolhimento previdenciário dos funcionários públicos.

 

"Não queremos onerar em nenhum momento nossos servidores. Esse projeto permite com que a gente faça a antecipação [do IR] dos próximos 95 anos garantindo até [no ano de] 2.117 que a conta feche e, ao encerrar a conta da Funserv, teremos um saldo positivo de R$ 193 milhões e não um saldo negativo de R$ 6 bilhões, trouxemos garantia [de aposentadoria] para os servidores e, ao mesmo tempo, com esse recurso aliviamos o caixa da Fonte 1 [da prefeitura] fazendo com que esse recurso vá ao encontro das necessidades da população", explicou o prefeito aproveitando para parabenizar os vereadores pela aprovação. "Foi uma grande vitória da população", disse. 

 

"Ocorreu alguma desinformação por questões político/partidárias, houve alguma desconfiança do projeto, não falaram mal, mas queriam entendê-lo melhor. Mas se for necessário fazer uma audiência pública para melhorar, aprimorar, o que for necessário para melhorar a condição de trabalho e estabilidade dos servidores", defendeu o prefeito. 

 

Servidores municipais contra o projeto protestaram na Câmara Municipal. Sobre a manifestação, o prefeito respondeu: "importante ressaltar que, depois da elaboração desse cálculo, houve uma aprovação pelo Conselho da Funserv, no qual participa o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas, então, foi uma grande vitória, garantia. Entendemos que a oposição tentou inflamar, pressionar. É uma questão política, mas o contrário disso. Estamos dando garantia e tranquilidade que os servidores terão o direito de receber aquilo que eles contribuíram".

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Inacreditável” escancara consequências das falhas no atendimento a vítimas de estupro

Irritado com multa, motorista desacata "amarelinho" e acaba sendo encaminhado à delegacia

Celular e outras máquinas do dia a dia podem propagar Coronavírus; conheça medidas de limpeza

Prefeitura de Sorocaba tem decisão favorável do TCE/SP sobre processo dos kits de robótica

PM prende dupla de traficantes de drogas em patrulhamento na Zona Oeste

Dois moradores de rua morrem em SP após madrugada mais fria do ano