26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Desembargador do TRF-1 é nome favorito de Bolsonaro para o STF

Jovem Pan News
Postado em: 30/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O presidente Jair Bolsonaro tem um novo nome forte para a vaga do ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF): o desembargador Kássio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A informação foi confirmada à Jovem Pan por um integrante do governo. Nunes não figurava, até o momento, na lista dos mais cotados para o posto, como os ministros Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) e André Mendonça (Justiça), e o Procurador-Geral da República, Augusto Aras. O escolhido para suceder Celso de Mello, que antecipou sua aposentadoria para o dia 13 de outubro, será submetido a uma sabatinado no Senado.

Natural de Teresina, o desembargador Kássio Nunes Marques ingressou no TRF1 em 2011, pelo quinto constitucional, na vaga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – à época, ele foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Mesmo antes de um anúncio oficial, o nome de Marques conquistou a chancela de um importante cacique do chamado Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Em seu perfil no Twitter, o parlamentar afirmou que “todos nós do Piauí estamos na torcida para que se concretize a indicação do dr. Kássio Nunes como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, que seria o primeiro piauiense em mais de 50 anos no STF”. Em outro tuíte, o senador acrescenta que “sem dúvida, a escolha do presidente Jair Bolsonaro seria um gesto de reconhecimento da capacidade do povo do Piauí e de todo o Nordeste”.

Bolsonaro terá a oportunidade de indicar ao menos dois nomes para o STF: para as vagas de Celso de Mello e de Marco Aurélio Mello, que completará 75 anos em junho de 2021. Caso seja reeleito, o atual presidente da República terá a possibilidade de indicar mais dois nomes, já que os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber deixam a Corte em 2023.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chineses propõem instalar pontes e viadutos 30% mais barato à prefeitura

Saae/Sorocaba moderniza sistema de leitura e faturamento do consumo de água

Criação de empregos mostra recuperação em V da economia, diz Guedes

Votorantim prorroga inscrições para o edital de valorização do Fundo Municipal de Cultura

Programação do aniversário de Sorocaba tem atividades para mês de agosto

O DEDA QUESTÃO: Rota em Sorocaba protege PM de possível ataque do PCC