23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Chineses propõem instalar pontes e viadutos 30% mais barato à prefeitura

Postado em: 21/07/2019

Compartilhe esta notícia:

A cidade de Sorocaba recebeu a proposta para instalar pontes e viadutos em aço com custo reduzido em cerca de 30%, quando comparado ao processo construtivo em concreto. As soluções foram apresentadas na sede da Urbes-Trânsito e Transportes na manhã da sexta-feira (19), por representantes de estatal China Harzone Indstry Corp. Ltda.

Os projetos foram expostos pelos executivos chineses ao Secretário de Mobilidade e Acessibilidade (Semob) e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, reunido com o secretário da Segurança e Defesa Civil, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, diretores da Semob, Urbes e um engenheiro convidado, de empresa privada da área de construção civil.

Na opinião do secretário Fioravante, a primeira reunião foi muito positiva, pois as soluções apresentadas demonstram custos reduzidos em relação ao método atualmente empregado nas construções de pontes e viadutos em concreto. “A ponte para ligar o Residencial Carandá ao Parque São Bento é um dos projetos da Prefeitura, entre muitas outras que poderíamos implantar na cidade. Elas chegam prontas e as menores podem ser instaladas em um dia. Gostamos, mas dependemos das certificações de órgãos nacionais e do trâmite em busca de recursos financeiros ou medidas compensatórias (mitigatórias)”.

O secretário da Segurança e Defesa Civil, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, conheceu equipamentos para uso em ações da Defesa Civil, como viaturas com pontes móveis embarcadas que em poucos minutos são estendidas para o tráfego de veículos e pedestres. Elas podem ser usadas em ações de salvamento em áreas alagadas, deslizamentos e atingidas por desastres naturais. “São soluções rápidas para os casos de emergência em situações de comunidades isoladas e sem acesso aos serviços essenciais”.

Outros produtos apresentados foram veículos que lançam esteiras para garantir o acesso de viaturas em área com solo tomado por lama ou areia, por exemplo.

As explanações sobre os equipamentos chineses foram feitas pelo gerente geral do departamento de marketing da China Harzone, Li Kaiqiong e pelo representante chefe da China Harzone para o Brasil, Equador e Honduras, Jackie Rao, auxiliados pelo tradutor público e intérprete comercial da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Guey Chien. Os executivos explicaram que a estatal chinesa produz soluções militares e civis, incluindo submarinos e aviões. Fornece viadutos para 80% da China e na América do Sul, para sete países, como Peru e Bolívia.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Mobilidade e Acessibilidade, José Carlos de Almeida, os diretores da Urbes, Samio Cassio Santana Silva (Planejamento), Carlos Eduardo Paschoini (Trânsito) e um engenheiro civil da construtora MRV, Flávio Alves Del Bianco.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem de 36 anos é executado com tiros na cabeça por trio no Cajuru; polícia busca autores do crime

SOROCABA SEM ÁGUA: Saae emite novo alerta e inclui 17 bairros em lista de desabastecimento

Pré-candidato a prefeito, Raul Marcelo diz que Sorocaba está um "caos administrativo"

Casa onde adolescente foi morto tem 72 marcas de tiros, diz entidade

Você já agradeceu hoje?

Pazuello diz que Brasil tem 300 milhões de doses de vacinas garantidas