21 de Fevereiro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Defesa Civil alerta para chuva que atingirá o estado de SP entre quinta-feira e sábado

Foto: Governo do Estado de São Paulo.
Postado em: 24/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta para fortes chuvas que atingirão o estado de SP, com validade entre quinta-feira (23) e sábado (25). A passagem de uma frente fria criará condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.

 

As informações são do Governo do estado de São Paulo.

 

Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, os acumulados devem ser de 125mm. Em Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, 70mm. Em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva, Vale do Ribeira, 100mm. Nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, 110mm. Na Baixada Santista, 120mm. Campinas e Sorocaba, 170mm. E para o Litoral Norte são esperados 175mm.

 

Os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto.

 

As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

 

Mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas. Busque sempre os canais oficiais da Defesa Civil por meio do @defesacivilsp e, agora, também pelo canal do WhatsApp, por meio do link https://whatsapp.com/channel/0029Va82eMo2f3EKUyTC6822.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cemitérios Municipais abrem para visitação a partir desta quarta-feira

Chefe da Secom do Governo Bolsonaro está com coronavírus; presidente é monitorado

Bolsonaro se refere a aniversário do golpe de 64 como "dia da liberdade"

França anuncia fim do toque de recolher e da obrigatoriedade do uso de máscaras

Três temas em minhas histórias da semana: câncer, NS das Graças e segurança do trabalho - veja a coluna de Vanderlei Testa

Doria lança SOS Mulher, o botão do pânico para pessoas em perigo no Estado de SP