29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Curso de Formação Teológica e Pastoral tem vagas abertas em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Fotos: Vanderlei Testa
Postado em: 04/08/2023

Compartilhe esta notícia:

O Curso de Formação Teológica e Pastoral da Arquidiocese de Sorocaba está com vagas abertas às pessoas que pretendem se formar como lideranças de comunidades através de uma segura base teológica alicerçada nos três pilares da fé - Tradição, Sagrada Escritura e Magistério. Em anos anteriores a participação de religiosos e leigos em atuação nas diversas áreas de trabalho, foi marcante nos cursos, preparando-os para responderem aos desafios do mundo atual a partir de sólida formação cristã, promovendo uma eficaz ação pastoral e evangelizadora na Igreja e na sociedade.

 

O Curso tem duração de um ano e meio, com aulas presenciais de segunda à quarta-feira, das 19h às 22h no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na Avenida Dr. Eugênio Salerno, 60, fundos, centro de Sorocaba.

 

As aulas recomeçam segunda-feira, dia 7 de agosto e conta com a adesão de novos inscritos que devem comparecer para complementar a turma deste ano prevista com 60 alunos. O arcebispo metropolitano dom Julio Endi Akamine, convida os leigos da arquidiocese para essa importante missão na sociedade para se inscreverem na Secretaria do Centro Arquidiocesano de Pastoral, localizada no mesmo endereço do curso. Informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22 h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 

Padre Manoel Junior, vigário geral da arquidiocese,  comenta sobre o curso, enfatizando que no ano de 2002, com incentivo do Dom José Lambert, então arcebispo de Sorocaba, teve início o Curso de Formação Teológica e Pastoral. Neste ano de 2023, com 21 anos de atividades, este curso proporciona aos alunos, agentes de pastorais e fiéis leigos, meios de obterem maior conhecimento na formação cristã, ressalta padre Manoel, convidando todos os participantes de pastorais a se inscreverem no curso.

 

Projeto do monumento dos 100 anos da Arquidiocese de Sorocaba foi apresentado a dom Julio Akamine

 

Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba recebeu no dia 3 de agosto, o projeto do monumento do centenário da arquidiocese elaborado pelos arquitetos Ricardo Bandeira e Márcia Leitão. As comemorações dos 100 anos iniciadas em 4 de julho de 2023 seguem até o mesmo dia e mês de 2024. A primeira atividade oficial do programa dos 100 anos foi a missa de abertura do ‘Ano Jubilar’ da arquidiocese presidida pelo arcebispo na Catedral Metropolitana. O lançamento do Selo personalizado produzido pelos Correios na Casa da Moeda do Brasil foi mais uma ação realizada para o centenário da arquidiocese.

 

O monumento a ser erigido no pátio frontal do prédio do Seminário Arquidiocesano ‘São Carlos Borromeu’,  em fase de restauração, na avenida Eugênio Salerno, no centro da cidade, terá aproximadamente três metros de altura. Serão três pilares unidos em um design moderno de pedras de mármore transparente. Paulo Cominato, especialista em mármore está assessorando a escolha do tipo da pedra ideal. O significado desse monumento está fundamentado em representações teológicas. Os três pilares remetem aos pilares da Igreja Católica, Tradição, Magistério e Sagrada escritura.

 

“Os três pilares da Igreja Católica estão entrelaçados para sustentar a fé e a doutrina e garantir, que mesmo com o passar dos séculos, esta se mantenha incorruptível”. “De modo que nenhum deles três existe sem os outros. E assim que juntos, sob a mesma ação do Espírito Santo, continuem eficazmente e harmonicamente cada um a seu modo, a salvação dos homens”, diz a argumentação dos arquitetos.

 

O projeto do monumento foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio-CMDP, presidido pelo arquiteto Alberto Streb.

 

Foto: dom Julio Endi Akamine e o arquiteto Ricardo Bandeira no ato de entrega da autorização do CMDP da instalação do monumento do centenário da arquidiocese.

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim inicia cadastro para motoristas e cobradores de ônibus receberem vacina contra Covid-19

UBS para cães e gatos em Votorantim divulga telefone e e-mail para agendamento de consultas

PM apreende pedras preciosas avaliadas em R$ 500 mil na região de Sorocaba

Covid-19 segue descontrolada em Sorocaba: 19 novas mortes e 112 intubados

Número de mortos pela Polícia de São Paulo aumenta 20,6% no primeiro semestre

Eleições devem reforçar aliança de Bolsonaro com centrão, avalia Planalto