23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crianças se reúnem em encontro virtual e confeccionam comedouro para aves usando garrafa pet

Agência Sorocaba
Postado em: 20/07/2020

Compartilhe esta notícia:

O Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves) teve seu segundo encontro on-line na manhã do último sábado (18). Na passarinhada virtual, as crianças descobriram curiosidades e características das aves e aprenderam a confeccionar um comedouro para atrair os pássaros em casa, utilizando apenas garrafa pet, barbante e tesoura.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves), a ação de Educação Ambiental visa reunir as crianças e seus familiares, aproveitando essa época de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19, e despertar o interesse delas sobre as aves.

A garotada pode aprender, por exemplo, as frutas que algumas espécies de aves mais gostam. “O sanhaço gosta de banana e mamão, mas tem outras aves que gostam de pera e melão. Dependendo do que você coloca no comedouro, vai atrair um tipo de ave. Já a semente painço atrai pardal, canarinho e pombinha”, explica o integrante do Coaves, Lucas A. Campos, um dos responsáveis pelo Coaves Kids.

Eles também aprenderam os tipos de comedouros que são possíveis fazer e os cuidados que devem ter , como a limpeza, para não juntar insetos, como formigas e besouros, e trocar os alimentos já “passados”. As crianças também puderam ver vídeos feitos por um dos integrantes do Coaves de algumas aves na natureza e ficaram encantadas.

Para finalizar, a equipe da Sema realizou uma oficina de comedouro, mostrando o passo a passo para que cada criança confeccionasse a sua. “Foi ótimo. Elas disseram que amaram fazer o comedouro e aprender o que cada ave come. Temos ficado cada vez mais surpreendidos nesses encontros virtuais do Coaves Kids. Tem sido incrível a interação delas”, declara a educadora da Secretaria do Meio Ambiente, Viviane Rachid.

Mais informações sobre os próximos encontros virtuais do Coaves Kids podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pelo telefone (15) 3221.6643 ou pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba receberá investimentos em melhorias viárias no corredor para São Paulo

Prefeito de cidade baiana diz que reabrirá comércio ‘morra quem morrer’

Ato Cívico no Largo de São Bento abre a programação especial de aniversário de Sorocaba no domingo

Vigilância Sanitária interdita creche infantil particular na zona norte

"Dia D" de combate à dengue mobiliza conscientização da população e remoção de criadouros pela cidade

Saiba como se sair bem na hora da entrevista de emprego com dicas do PAT