Previsto para ocorrer este sábado na Zona Oeste de Sorocaba, o prefeito José Crespo decidiu cancelar o projeto Fala Bairro, com a justificativa de “conciliação de agenda”. O cancelamento ocorreu um dia após a aprovação pelos vereadores da Comissão Processante que tem o poder de cassar o mandato do prefeito. O projeto foi remarcado para acontecer em 29 de maio.
A CP foi aberta por 18 votos a 1, sendo o único voto contra do vereador Irineu Toledo (PRB), líder da base do Governo Crespo na Casa Legislativa. O presidente da CP será Silvano Júnior (PV) e o relator Hudson Pessini (MDB), também é integrante o vereador Rafael Militão.
O Fala Bairro iria acontecer às 16h30, no Centro de Educação Infantil (CEI) 23, na rua José Marchi, Jardim dos Estados. O programa é considerado uma oportunidade para que os moradores apresentem ao prefeito José Crespo e seu secretariado as demandas do bairro e do entorno, aproximando o poder público da população.
O programa Fala Bairro já foi realizado nos bairros do Jardim Ipiranga, Abaeté e Brigadeiro Tobias. Neste último bairro citado, Tatiane Polis, ex-voluntária da prefeitura, aparece em fotos, no dia 23 de fevereiro. Investigada pela Polícia Civil por crime de Usurpação Pública e suspeita de receber salário de R$ 11 mil para trabalhar como “voluntária”, Tatiane disse à CPI do Falso Voluntariado, durante oitiva, que uma de suas funções era executar o projeto Fala Bairro, por intermédio do ex-secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira. Segundo a mesma, suas funções com o voluntariado “eram se comunicar com líderes de bairro, atender às demandas e organizar a agenda do mesmo”.
Segundo o relatório parcial da CPI, o prefeito é suspeito de ter cometido seis ilegalidades, entre eles crime de responsabilidade e improbidade administrativa, para manter Taty Polis trabalhando na prefeitura.