29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Construção de viaduto sobre a nova Marginal Itanguá entra na fase final

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 06/04/2023

Compartilhe esta notícia:

As obras de construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, iniciadas em setembro passado, entraram na fase final e seguem dentro do prazo. O dispositivo estará pronto e liberado para o trânsito em agosto deste ano, sobrepondo o recém-inaugurado trecho inicial da Marginal do Córrego Itanguá. O viaduto terá 290 metros de extensão e 9,40 metros de largura, com quatro pistas de tráfego.

 

O viaduto é parte do contrato de execução do primeiro trecho de implantação da Avenida Marginal Itanguá, cujo trajeto inicial, ligando a Avenida Adão Pereira de Camargo à Avenida Américo Figueiredo, foi entregue em agosto do ano passado. O empreendimento é executado pela empresa JOFEGE Pavimentação e Construção Ltda., contratada pela Prefeitura, por meio de licitação. O valor total é de aproximadamente R$ 10,9 milhões, viabilizado por meio de recursos de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

O projeto, inclusive, integra o Programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade. O andamento da obra é gerenciado e fiscalizado pela equipe do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), setor ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.

 

A Secretaria de Mobilidade (Semob) também participou do projeto da obra e explica que o novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação a essa região da cidade, agilizando os deslocamentos na Zona Oeste.

 

“Inclusive, vai melhorar o tráfego do transporte coletivo, sobretudo no corredor Oeste  do Sistema BRT. O acesso entre as avenidas Américo Figueiredo e Marginal do Córrego Itanguá, ocorrem pelas alças de acesso, na lateral do viaduto (sentido Aeroporto), ou posterior ao viaduto (Sentido Av. Santa Cruz). Também, uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a Marginal Itanguá à Alameda dos Cravos.

 

Todo o acesso na parte inferior do viaduto será feito obedecendo à altura mínima de 5,50 metros, já dentro dos novos padrões. Sob o viaduto, o calçamento construído permitirá a passagem de pedestres, com total acessibilidade, em conexão com a via marginal. “Ou seja, a obra vai conferir maior fluidez ao tráfego, ao mesmo tempo que também dará mais segurança na travessia de pedestres”, destaca Jessica Pedrosa, coordenadora da Unidade de Execução e Programa (UEP) do Cadi.

 

Segunda fase da marginal

 

A segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, já está com o processo de licitação, com o recebimento das propostas pelas empresas interessadas na execução da obra. Ela vai ligar o trecho 1 da marginal, pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, acessando a Avenida Santa Cruz e seguindo o corredor da marginal do córrego, até chegar à Avenida Luís Mendes de Almeida. A licitação, para definir a empresa que executará esses serviços, está em andamento e a previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano.

 

Tais intervenções, igualmente, constam no contrato de financiamento com o CAF. A obra contempla trecho de implantação de pavimentação e toda a infraestrutura de redes de drenagem, galerias, esgoto e água. Haverá implantação de nova rede de iluminação e substituição por tecnologia em LED, nos trechos existentes.

 

O projeto todo da marginal do córrego Itanguá prevê a implantação de ciclovia ao longo de todo o trecho, com extensão de aproximadamente 4 km. Outro ponto será a adequação do paisagismo, com a instalação de equipamentos de recreação e esporte, para integrar um grande Parque Linear na extensão desse novo corredor.

 

Esse segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a Zona Oeste e permitindo uma ligação direta, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares. A iniciativa vai desafogar, sobretudo, o tráfego no Jardim Simus e facilitar o acesso aos demais bairros ao longo do córrego Itanguá.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leonardo da Vinci segue cercado de mistérios mesmo morto há exatos 5 séculos

Votorantim confirma mais 26 casos de covid-19

Câmara vota projeto nesta quinta-feira para acabar com frota de ônibus velhos

Edital para construção de hospital municipal será publicado nos próximos dias, anuncia Manga 

CoronaVac induz rápida resposta imune, mostra estudo

Ruas do Brás ficam lotadas no último final de semana antes do Natal