26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Concessionária será autuada por falta de manutenção e limpeza na linha férrea da cidade

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 15/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Paralelamente à manutenção das praças, parques, avenidas, prédios e áreas públicas, a Prefeitura de Sorocaba também vem fiscalizando e notificando os proprietários de áreas particulares a providenciar a limpeza dos espaços.

 

O Setor de Fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), responsável por essa frente de trabalho, vai autuar nos próximos dias a concessionária Rumo pela falta de manutenção e limpeza na linha férrea do município.


A concessionária é a responsável pela linha férrea no município, incluindo a sua manutenção e conservação periódica, como limpeza de detritos, capina e roçagem na sua faixa de domínio, conforme a Lei Municipal 10.475, de 14 de junho de 2013. A linha férrea é fracionada em 11 trechos.

 

No ano de 2019, a Fiscalização emitiu dez autuações por falta de manutenção no valor de R$ 7.168,46 cada, totalizando R$ 71.684,60.


De acordo com a Fiscalização, técnicos do setor estão no momento fazendo todo o levantamento necessário para incluir no processo, inclusive fotografando a área, para então autuar a Rumo.

 

A concessionária é responsável por um trecho de mais de 30 quilômetros de linha férrea no município, fazendo limite com os municípios de Iperó, Votorantim e Alumínio. Em torno de 30 dias após o recebimento do auto de infração, a equipe da Sesu retornará ao local para verificar se o serviço foi realizado. A lei municipal prevê multa em dobro em caso de reincidência.


Com relação aos terrenos particulares, a fiscalização é baseada na lei municipal nº 8.381, de 26 de fevereiro de 2008. Após a notificação, os proprietários têm prazo de 15 dias para providenciar a limpeza, do contrário estarão sujeitos à multa, que pode dobrar em caso de reincidência.

Importante destacar que o trabalho da Fiscalização é realizado de forma constante e preventiva, oriundas, principalmente, de denúncias.

 

Para colaborar, o cidadão pode registrar essas áreas particulares que necessitam de manutenção pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/ ou telefone 156, ou ainda pessoalmente na Casa do Cidadão. Também é possível fazer o registro pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129.2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motoristas vão pagar pedágio mais caro a partir desta segunda em todo o Estado

Urbes realiza conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado

Policiais militares de Sorocaba doam sangue para vítimas de acidente em Taguaí

Mesmo com a pandemia, os números da inadimplência continuam caindo em Sorocaba

Emissões mundiais de dióxido de carbono caem 7% devido à pandemia

Mãe de blogueira que se matou diz que filha a avisou que cometeria o suicídio