03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Com desejo de implantar Escola Cívico-Militar, Aith quer iniciar com duas escolas

Foto: reprodução
Postado em: 22/12/2022

Compartilhe esta notícia:

O vereador Aith (PRTB) defendeu a instalação da Escola Cívico-Militar em Sorocaba. Aith concedeu entrevista no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta quinta-feira (22). 

 

"Nós estamos buscando duas escolas. Estamos fazendo levantamento, mas queremos começar com duas", afirmou durante a entrevista. "Estamos trazendo esse novo modelo. Conversei com o prefeito a respeito disso, ele nos auxiliou da primeira vez", defendeu o parlamentar. 


Na última semana, Aith (PRTB) esteve no gabinete do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) quando entregou em mãos ao chefe do Executivo a minuta de um projeto de lei que institui o "Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares na Rede Municipal de Ensino do Município de Sorocaba".


De acordo com a proposta, a intenção é atender alunos de ambos os sexos que estejam cursando o Ensino Fundamental I e II; oferecer educação formal baseada em valores cívicos, patrióticos, éticos e morais e melhorar os indicadores de desenvolvimento da educação básica – IDEB.

 

Também são objetivos do Programa, diminuir a evasão escolar e o baixo desempenho acadêmico.

 

Dentre as atividades constantes, deverão estar, obrigatoriamente, a execução diária do Hino Nacional e do Hino à Bandeira do Brasil em postura adequada; o uso de uniforme próprio da Escola Cívico Militar, instituído em parceria com a Secretaria de Educação Municipal; a formação de fila marcial para acesso às salas de aula; o estímulo de valores e princípios militares; a prática de atividades esportivas que estimulem disciplina, autocontrole e a cooperação;  palestras; atividades culturais e musicais.

 

O projeto prevê ainda que a Escola Cívico-Militar Municipal deverá funcionar mediante a contratação de um comandante, de um subcomandante e de  monitores para a Escola que aderir ao Modelo.

 

Se aprovado o projeto, a coordenação e o comando da Escola Cívico-Militar serão exercidos pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com Militares da reserva designados ou contratados e o ingresso para os alunos que desejarem obter vaga na Escola Cívico-Militar será definido por edital a ser publicado pela Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-boxeador "quebra rosto" da companheira e é preso em flagrante pela Polícia Militar

Em Cena destaca teatro e música neste final de semana

Ônibus Rosa inicia atendimento em zona rural de Sorocaba

Denúncias de irregularidades durante eleições 2020 poderão ser feitas até no Tik Tok

Tabela da Série A2 do Campeonato Paulista 2024 é divulgada; confira as datas dos jogos

Caixa inicia pagamento do ciclo 2 do auxílio emergencial; veja calendário