03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cláudio sobre CPIs para investigar Governo Manga: "não podemos deixar isso aos ventos"

Foto: reprodução
Postado em: 02/12/2022

Compartilhe esta notícia:

O vereador e presidente da Câmara Cláudio Sorocaba comentou a respeito da abertura de três CPIs para investigar denúncias contra o Governo Manga relacionadas à área de Saúde e Educação. 

 

Cláudio foi entrevistado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de sexta-feira (2). 

 

A abertura das CPIs ocorreu no início desta semana. São duas da base do governo e uma terceira da oposição. "Principalmente sendo base do governo, precisamos apurar, pois não podemos deixar isso jogado aos ventos", declarou o pres idente.
 

Questionado se pode haver duas CPIs com o mesmo objeto de investigação, Cláudio respondeu que não. "Nosso regimento não permite isso. Se já tem uma CPI que fale de um determinado assunto, as outras que vêm depois não têm sequência. Passamos tudo para o Jurídico, que faz análise e damos sequência".

Quando acontece uma situação dessas, o presidente explica que a Mesa Diretora não pode decidir qual CPI segue com seus trabalhos e qual é arquivada. "Se você coloca uma CPI que tem um parecer negativo da própria Comissão De Justiça, você não te parâmetro de encaminhamento depois. Se você tem algum vício de iniciativa e tem outra parecida, e vem um parecer negativo, não posso dar ´um jeitinho´", explica.

 


SOBRE AS CPIs


A Câmara de Sorocaba abriu, no dia 29 de novembro, CPIs para investigar denúncias nas áreas da Educação e Saúde em Sorocaba. 

Na área da Educação, a investigação terá como fim a análise de contratos firmados entre eles os relacionados aos kits de robótica, educação financeira, musicalização, uniformes e brinquedos inclusivos. 

Já na área da Saúde, segundo o documento, serão analisados todos os contratos firmados pela Pasta. A CPI usa como base as denúncias feitas pelo vereador Cícero João. Os trabalhos das Comissões terão prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado. 

Os pedidos de abertura das CPIs foram feitos pelo vereador João Donizeti (PSDB). Os seguintes vereadores devem compor as Comissões: Donizeti, Fausto Peres (Podemos), Dylan Dantas (PSC), Fábio Simoa (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos), Vinicius Aith (PRTB) e Vitão do Cachorrão (Republicanos). 

Uma terceira CPI também foi aberta pelos vereadores Francisco França (PT), Fernanda Garcia (Psol) Rodrigo do Treviso (União), Cícero João (PSD), Iara Bernardi (PT), Pericles Régis (Podemos) e Hélio Brasileiro (PSDB). O intuito desta é investigar a compra do prédio para sediar a Secretaria de Educação, cujo o valor é R$ 29 milhões.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara vota a chamada ‘Lei do Outdoor’; vereador quer espaço para utilidade pública

Deputado Fernando Cury vira réu por apalpar Isa Penna na Assembleia de SP

Caçadora que postou foto com girafa morta se gaba de ter caçado o “delicioso” animal

Morador atira contra PMs da janela de apartamento em confusão por compra de carro

Gleisi compara FHC a Lobão e diz que Lula precisa ser entendido

Receita libera serviços do Imposto de Renda para Portal Gov.br