26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cinco novos veículos reforçam Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância

Postado em: 16/09/2019

Compartilhe esta notícia:

O Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância (Sama) ganhou, a partir de hoje (16), o reforço de cinco novos veículos e, até a próxima sexta-feira (20), outros três deverão ser incorporados à frota, totalizando oito novos carros.

Há sete anos, ou seja, desde 2012, não havia a renovação da frota da Sama. Também até a próxima sexta-feira, a cidade passará a contar com duas novas viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) – fornecidas pelo Ministério da Saúde, que substituirão veículos da frota atual. As unidades que forem retiradas ficarão como reserva técnica da frota.

A entrega das novas ambulâncias foi feita na manhã desta segunda-feira pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT), em solenidade realizada no estacionamento do Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura de Sorocaba. “O reforço dessas novas ambulâncias é de extrema importância para que possamos garantir cada vez mais qualidade e eficiência nos serviços do setor de Atendimento Municipal de Ambulância”, destacou a prefeita, que completou: “a meta do nosso governo é que a saúde seja cada vez mais priorizada, com inovação nos serviços prestados, mas de forma racional com os gastos públicos.”

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, explica que as cinco novas ambulâncias que reforçarão a Sama darão apoio ao Samu.

Funcionamento permanente

Os veículos são ambulâncias do Tipo A, equipados com maca retrátil e com suporte/sistema de oxigênio, utilizados para o transporte de pacientes com risco conhecido, buscas nas residências e transporte de pacientes para consultas e exames dentro e fora do município. São veículos modelo Master Renault, zero quilômetro, locados por um período de 24 meses.

Cada veículo desse roda mais de 300 km por dia. Essas cinco ambulâncias realizarão mais de 3 mil atendimentos mensais no serviço de simples remoção, fora os atendimentos do serviço de transporte intermunicipal e Samu. Cada veículo faz uma média de 20 atendimentos/dia. Apenas no serviço de transporte de pacientes para fora do município, estão cadastrados mil pacientes.

O agendamento do serviço de transporte de pacientes é feito em qualquer uma das sete unidades das Casas do Cidadão. Para requerê-lo, o munícipe deve comparecer a uma das unidades com a documentação e pedir a abertura do processo de solicitação de transporte para tratamento médico, sendo recomendável que isso seja feito com a maior antecedência possível. A análise e aprovação, ou não, do pedido é feita em três dias e pode ser retirada em qualquer Casa do Cidadão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão que apura irregularidades contra Crespo decide manter a investigação

Supermercados esperam aumento de vendas no carnaval

Escolas deverão ter volta escalonada com aulas presenciais e a distância

Quadrilha é presa em Sorocaba por vender de forma ilegal remédios de uso controlado na internet

PM usa bombas para dispersar grupo de manifestantes anti-Bolsonaro em São Paulo

Concurso da Prefeitura de Sorocaba tem prova neste domingo