03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cidadania portuguesa: descendentes buscam os parentes da família de Izolina Narduzzi em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT – Foto: Sônia e Antonio Carlos
Postado em: 17/02/2023

Compartilhe esta notícia:

As novas gerações de brasileiros com descendências italianas, portuguesa, espanhola e de países de suas origens familiares, têm aumentado muito em consultas nos consulados que fornecem a cidadania. A busca da documentação da descendência familiar traz surpresas das origens, como testemunhei a minha filha Camila durante 10 anos juntando documentos para obter a cidadania italiana. Ela conquistou a cidadania para si e sua filha Carolina. Agora com a dupla cidadania, ela  tem os seus passaportes brasileiro e europeu, além do orgulho de estarem vinculadas no país Itália de seus tataravôs. 

 

A Sônia Paulo Monteiro de Almeida mora em Guaratinguetá. É casada com o Antônio Carlos e tem três filhos e duas netas.  Esta semana estive com eles em sua casa, onde Sônia manifestou a busca que a sua família faz para ter a documentação dos descendentes portugueses. Em meio à papelada dos cartórios, chamou a minha atenção uma cópia de julho de 1959 do Cartório de Registro Civil de Sorocaba. O nome da oficial de Justiça era Íris Fernal. É um documento que registra o casamento dos avós da Sônia, o João Monteiro de Oliveira e Maria Izolina Narduzzi, com data de 17 de abril de 1909. O Juiz de Paz foi Firmo Soares. Como testemunhas, Manoel Monteiro Teixeira e o Capitão Manoel Januário de Vasconcelos. O noivo João Monteiro, nascido em Portugal, estava se casando com 29 anos de idade. Era empregado do comércio na cidade de Santos. Maria Izolina Narduzzi,  tinha 22 anos de idade e consta no registro cartorário na condição de prendas domésticas. Ela era de Sorocaba e filha de Luiz Narduzzi e Leonilda Narduzzi. 

 

A Sônia me contava que a Maria Izolina é a sua avó paterna. Com o passar dos anos e as mudanças das famílias para outras cidades, perdeu-se os contatos com os descendentes Narduzzi. A Sônia e o Antônio Carlos e filhos, por exemplo, foram morar nos Estados Unidos. 

 

Segundo a Sônia comentava comigo com os documentos em mãos, a sua vontade seria encontrar os descendentes da sua avó Izolina Narduzzi que ainda estejam morando em Sorocaba. Foi daí que surgiu a ideia deste artigo sobre cidadania. Os milhares de leitores do jornal Ipanema em seu portal de notícias, e dos artigos semanais que escrevo, podem contribuir com esse desejo da Sônia, caso conheçam alguém em Sorocaba ou no Brasil, da família de Izolina Narduzzi. Eles são de origem portuguesa e os nomes completos fazem parte do registro de casamento citado na matéria. 

 

O Consulado Geral de Portugal de São Paulo divulga no seu site todas as orientações aos interessados em obter cidadania. https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/

 

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo realiza cerca de 4.800 atendimentos presenciais por mês, à razão de 240 por dia. Todos os meses o consulado abre 2500 vagas na agenda de médio prazo para consulta. Para O consulado disponibiliza 200 vagas por quinzena na agenda de curto prazo. Por fim, cita o consulado em seu portal, que disponibiliza também as vagas resultantes de cancelamentos e remarcações. Devido o grande número de solicitações que o consulado recebe de descendentes portugueses, as vagas esgotam-se rapidamente a cada mês.

 

O consulado português destaca que os interessados com urgência ou dificuldades em agendar-se, poderão contatar o serviço de agendamento diretamente, através do endereço de e-mail que encontra na página de contatos do portal.

 

Se o leitor tiver alguma Informação de algum morador em Sorocaba ou no Brasil com parentesco de Maria Izolina Narduzzi, favor escrever para o e-mail artigovanderleitesta@ gmail.com 

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no www.jornalipanema.com.br aos sábados

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

`Desejo que Bolsonaro saia uma pessoa melhor após coronavírus´, diz Doria

Justiça bloqueia R$ 29 milhões em bens do governador João Doria

Sorocaba vai sediar a Copa das Nações de Futsal 2023 no mês de setembro

IPVA 2020 será, em média, 3,54% mais barato para proprietários

Caixa abre 3 agências neste sábado em Sorocaba para saque de auxílio emergencial e FGTS

Wajngarten se esquiva de perguntas e é ameaçado de prisão em CPI; Flávio Bolsonaro chama Renan de vagabundo