27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Centro de Oncologia na Santa Casa está pronto e deve atender dentro de um mês

Postado em: 06/05/2019

Compartilhe esta notícia:

O Centro de Oncologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, para tratamento de câncer, está praticamente pronto, informou o gestor da unidade, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta manhã de segunda-feira (6). A previsão para início de atendimento é daqui um mês.

“Teremos uma radioterapia que nem os hospitais particulares têm, em parceria com a Nucleon”, comemorou padre Flávio.

Segundo o padre, o Centro será referência para os 48 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. O prédio já está equipado com o acelerador linear de última geração, que veio da Califórnia, Estados Unidos, e custou R$ 5 milhões, além de consultórios prontos. Para o início do atendimento falta somente a parte burocrática. “O grande problema são os procedimentos burocráticos que existem no Brasil. O Atual governo federal disse que vai acabar com essa burocracia. Por parte da casamata, a estrutura está pronta”, disse o gestor.

width=810 width=1280

O próximo passo é a visita de tecnólogos do Rio de Janeiro para medir a radiação. “[Eles] vão ligar o aparelho novamente para dar o aval para iniciar o tratamento. Tendo o parecer deles podemos entrar em funcionamento. Temos grande ansiedade. Daqui um mês, se Deus permitir, estamos torcendo a Deus [para começar o atendimento]”.

Neste fim de semana foi feita uma limpeza intensa na unidade para conter bactérias, fungos e vírus, procedimento rotineiro do hospital.

O padre aproveitou para relembrar que radioterapia com cobalto é feita somente em Sorocaba, não tendo o atendimento em nenhum outro local da região. O acelerador linear ajudará na expansão da rádio.

width=1280 width=1280 width=721

Ainda na entrevista, ele respondeu sobre a transição de gestão da UPH da Zona Leste, que a partir da semana que vem será da Santa Casa. Uma reunião com representantes do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) deve ocorrer nos próximos dias para que a Irmandade faça sua programação e inicie os procedimentos para assumir a unidade de saúde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço da carne volta a subir no Brasil

Caixa amplia pausa para pagamento de prestação habitacional

Sorocaba registra 8.739 casos de Covid-19 e 7.917 curados

Veja os direitos dos consumidores para a volta às aulas

Saae decide manter rodízio em Sorocaba, mas reduz tempo de corte de 13 para 10 horas por dia

Dia dos Namorados deve movimentar 18 bilhões de amor conjugal - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa