27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Casos de dengue caem 29,2% na cidade de São Paulo

Foto: Agência Brasil
Postado em: 26/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Os casos confirmados de dengue na cidade de São Paulo caíram 29,2% este ano, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Até a semana epidemiológica 15 de 2021 - período que abrange janeiro até meados de abril - houve 3.511 ocorrências. Até a mesma semana epidemiológica de 2022, foram 2.485 casos. Em todo o ano passado e até meados de abril deste ano, a secretaria não registrou nenhuma morte por dengue na cidade.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo a secretaria, a capital intensificou a vigilância dos casos de dengue e outras arboviroses e ampliou o combate ao mosquito Aedes aegypti – que transmite a doença -, com requalificação dos técnicos e agentes de zoonoses e investimento em novos equipamentos e processos de trabalho.

 

As ações desenvolvidas na cidade para combate à doença incluem visitas casa a casa; visitas a pontos estratégicos; controle larvário nos pontos estratégicos com o uso de larvicida biológico; bloqueio de transmissão de casos humanos de dengue, zika e chikungunya; e uso de teste rápido para dengue para direcionar os bloqueios de transmissão, além de ações educativas, de comunicação em saúde e mobilização social.

 

Comportamento cíclico

 

A dengue apresenta habitualmente comportamento cíclico, com períodos epidêmicos. De acordo com a secretaria, o último ano epidêmico da doença, tanto em São Paulo, capital, como no estado de São Paulo e no Brasil, foi o de 2015.

 

“Em 2019, houve aumento nas notificações e casos confirmados, porém, com média transmissão na capital, o que em 2020 não foi observado, pois houve baixa transmissão”, acrescentou.

 

Em todo o ano de 2015, foram 103.186 casos da doença na cidade, segundo boletim da secretaria municipal de Saúde. Em 2019, houve 16.966 casos, caindo para 2.026 em 2020, o primeiro ano da pandemia de covid-19. Em 2021, também considerando o ano inteiro, foram 7.435 casos.

 

“O ano de 2020 não pode ser utilizado como parâmetro para comparações dos casos de dengue na capital. O isolamento social imposto pela pandemia de covid-19 trouxe uma situação atípica de baixa circulação de pessoas e uma queda acentuada no número de casos”, informou a Secretaria de Saúde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Unidades de saúde de Sorocaba recebem caixas de intubação Covid-19

Motorista é preso transportando 31 kg de cocaína em tanque de combustível

AO VIVO: em sessão tumultuada, vereadores vão aprovar comissão que pode cassar Crespo

Câmara criminaliza cenas de nudez criadas por inteligência artificial

Inscrição para concurso de boas práticas em ouvidoria vai até dezembro

Policial aponta arma para outro PM durante discussão na rua; assista