26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

AO VIVO: em sessão tumultuada, vereadores vão aprovar comissão que pode cassar Crespo

Postado em: 25/04/2019

Compartilhe esta notícia:

O IPA Online apurou com exclusividade junto a vereadores municipais que deve ser aprovada, com maioria absoluta de votos, a abertura da Comissão Processante que pede a cassação do prefeito José Crespo (DEM) com base no relatório parcial da CPI do Falso Voluntariado, apresentado nesta quarta-feira (23). O pedido de comissão processante contra a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) divide os vereadores e pode ser aprovado por pequena margem de votos. Já o pedido do MBL deverá ser recusado.

Assista a sessão por meio do Olho Vivo

Segundo o IPA Online apurou com exclusividade junto a vereadores nesta quarta-feira (24), pelo menos 17 vereadores já manifestaram a intenção de voto favorável para a abertura da Comissão Processante contra Crespo. O pedido com base na CPI do Falso Voluntariado é considerado pelos parlamentares como uma “solução tecnicamente definitiva”, ou seja, que não poderia ser derrubada por decisão judicial tanto no mérito como na forma.

O pedido contra a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB), baseado nas investigações do Ministério Público sobre o uso de um funcionário do Saae para serviços pessoais, ainda gera duvida entre os parlamentares, pelo fato de ela não ser prefeita, ou seja, não poder, em tese, responder por crime de responsabilidade. O assunto deve gerar muita discussão na sessão.

O andamento do processo de investigação de crimes de corrupção dentro do governo do prefeito José Crespo (DEM), por parte da Polícia Civil, e seu possível envolvimento em crimes de responsabilidade, colocou a Câmara Municipal de Sorocaba no protagonismo deste processo. As denúncias feitas em depoimento pelo ex-secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, há duas semanas, e o vazamento dos e-mails trocados entre o prefeito na semana passada, caíram como uma bomba entre os parlamentares.

De acordo com parlamentares ouvidos pelo IPA Online, existe o receio de que a Casa de Leis perca credibilidade se afastar Crespo novamente e ele for reconduzido ao cargo. Um vereador, que preferiu não ser identificado, da base de apoio do governo Crespo, afirmou que “o momento é grave, é certo que a situação do prefeito é insustentável, mas que a solução precisa ser tecnicamente definitiva”. “Não podemos errar de novo. A cidade não aguenta”, explicou.

O presidente do Legislativo, vereador Fernando Dini (MDB), reforçou a postura de prudência da Câmara Municipal, em entrevista ao vivo ao Jornal da Ipanema no dia 17. “Não quero em momento algum dar um passo maior que a perna. Temos uma responsabilidade muito grande. Tenho a cautela de envolver todos os colegas… para que a gente possa dar a resposta que todos querem, que é a participação efetiva do Legislativo nesses novos fatos”, afirmou.

“A Câmara não fará nenhum tipo de omissão, até porque não estamos em uma situação que envolva apenas o Legislativo e o Executivo. Existe hoje uma cidade que está constrangida com os últimos fatos. Existe hoje uma cidade constrangida pelo que vem sendo feito dia a dia. Não podemos ter nenhum tipo de esquecimento quanto ao entendimento à ampla defesa e ao contraditório, mas contra fatos não há argumentos. Enquanto tendo provas, não existem discussões. Temos que ter a prudência e o entendimento que a Câmara Municipal de Sorocaba não irá se omitir diante de fatos concretos. Você pode ter certeza e digo a todos que diante de fatos concretos a Câmara mostrará o tamanho e o compromisso com a sociedade”, destacou Dini.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Butanvac: primeira vacina 100% nacional contra covid é anunciada por Governo Doria

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para mudança de sexo

“Governo tenta tirar credibilidade das instituições”; ouça o comentário do Jornal da Ipanema

Enem termina com 27% de ausentes, menor taxa em 10 anos: "o melhor de todos os tempos", diz ministro

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para mudança de sexo

Kit merenda será distribuído para todos os 60 mil alunos da rede municipal, anuncia Manga