Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Comércio não essencial volta a fechar as portas em Sorocaba a partir desta segunda

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 22/06/2020

Compartilhe esta notícia:

A alta taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermagem nos hospitais locais e o crescente número de óbitos no município determinou, a partir desta segunda-feira (22), o retorno de Sorocaba à Fase 1, a área vermelha do Plano São Paulo. Sendo assim, e após dezesseis dias de flexibilização de serviços, com a retomada de parte da prestação de serviços  e comércios, a cidade volta a restringir o funcionamento de estabelecimentos.

 

Anunciada pela prefeita Jaqueline Coutinho, a medida começa a vigorar a partir dessa segunda. Só será permitida a abertura de empresas consideradas essências: farmácias; supermercados; postos de combustíveis; feiras-livres; padarias; distribuidoras de água e gás; pet shops; óticas,  lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento.

 

“Fizemos tudo o que era possível, tudo o que estava ao alcance e competência do poder público. Com responsabilidade, coerência e firmeza. Infelizmente, a mesma população que clama por liberdade econômica não fez sua lição de casa”, lamentou a prefeita ao anunciar, também, que o serviço de fiscalização da Prefeitura de Sorocaba vai “endurecer”, já que o período de orientação já foi cumprido. “Vamos multar e cassar a licença daqueles que não cumprirem com o que está estabelecido”, categorizou Jaqueline.

 

Inicialmente, o período de fechamento do comércio não essencial dura uma semana, de 22 a 28 de junho. Nova avaliação da condição epidemiológica de Sorocaba, incluindo a assistência médica à população, acontecerá na sexta-feira, dia 26, sob orientação da Secretaria da Saúde que vai monitorar a situação da Covid-19 na cidade. “Se percebermos que a taxa de leitos está sustentável e que não haverá risco de deixar pacientes sem cuidados, poderemos voltar à Fase 2, a laranja”, acentuou a prefeita.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro participa de evento com aglomeração e pouco uso de máscara

Pandemia "rejuvenesce" e lockdown é necessário, diz Fiocruz

Doria vai entrar na Justiça contra Ministério da Saúde por menos doses de Pfizer

Entenda como funcionará o lockdown no estado de SP entre as 23h e 5h

Cachorro que estava trancado em imóvel é resgatado com sinais de maus-tratos

Após denúncia do Ipa Online, mãe consegue vaga para criança de 4 anos