27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara aprova projeto que obriga divulgação de lista de espera do SUS

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 22/02/2024

Compartilhe esta notícia:

A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os deputados federais mudaram a proposta, que, desta forma, terá de retornar para votação no Senado. 

 

O texto aprovado prevê que as listas devem trazer o número do Cartão de Saúde do paciente, data de agendamento, posição do paciente na fila, local onde será realizada a cirurgia ou serviço e especialidade em caso de cirurgia eletiva.

 

O relator, deputado Ruy Carneiro (Podemos), defendeu que a divulgação trará dignidade ao cidadão que espera pelos procedimentos no SUS. Os governos e responsáveis pelas unidades de saúde deverão atualizar as listas quinzenalmente, que somente podem ser alteradas com base em critério médico.

 

Os pacientes que tiverem datas alteradas ou procedimento desmarcado terão de ser avisados em tempo adequado e informados sobre a nova data de agendamento. A cada mês, os gestores das unidades de saúde terão de informar, também na internet, o número de pacientes nas filas de procedimentos por especialidade e o tempo médio de espera. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Juros do cheque especial sobem e taxas do rotativo caem em setembro

Programa “Adote uma Praça” tem mais uma adesão e chega ao fim de 2020 com 12 termos assinados

PM publica edital para contratar 2,7 mil soldados, com salário a partir de R$ 3,1 mil

OMS alerta sobre fim precipitado de isolamento

Karol Conká fala mal de Rafa Kalimann em áudio vazado

Setor de brinquedos espera faturar R$ 9 bilhões com vendas para o Dia das Crianças