28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro diz reconhecer que preço do combustível está alto no Brasil

Folhapress
Postado em: 16/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Talita Fernandes, Folhapress

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reconheceu nesta segunda-feira (16) que o preço dos combustíveis está alto no Brasil. Embora tenha dito que seu governo busca soluções, não soube apontar uma saída para o problema. "Estamos fazendo o possível para baratear o preço do combustível porque reconhecemos que está alto no Brasil", disse.

 

A declaração foi feita após encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta segunda. O presidente foi até o prédio onde fica o ministério para tratar de temas ligados à área de transporte. Bolsonaro voltou a reclamar da diferença do preço praticado na bomba e nas refinarias.

 

"Preço de combustível, lá na refinaria o preço está lá embaixo, ele cresce e fica alto por causa de quê? Impostos estaduais, ICMS basicamente. E depois o monopólio ainda que existe na questão de distribuição e nós estamos buscando quebrar esse monopólio para diminuir o preço. Só com a concorrência ele pode diminuir", afirmou.

 

Ele disse ainda que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, sobre o assunto e repassado a eles as sugestões que recebe sobre preço de combustíveis. O presidente afirmou que o governo estuda medidas para simplifica a venda do etanol, mas não deu detalhes sobre de que forma isso seria feito.

 

"Questão do etanol nós tentamos, estamos tentando ainda, de modo que, das empresas que produzem o etanol, as usinas possam vender diretamente ao posto de gasolina. Tem caminhões de transporte de etanol que andam 400 quilômetros para entregar o etanol a um quilômetro da usina. Isso é um absurdo. Tem gente que é contra isso daí porque há interesse econômico e de grupos aqui no Brasil, não é fácil buscar uma solução para tudo, mas estamos fazendo o possível".

 

Ao fim do encontro entre o presidente e o ministro, foi descartada a possibilidade de uma nova paralisação dos caminhoneiros este ano.

 

"Eu acho que sim [que está descartada greve esse ano], observe que hoje era o dia de início, não está tendo nada nas estradas. Não houve nenhum ponto de bloqueio porque há um grande respeito nosso com os caminhoneiros e um respeito muito grande dos caminhoneiros com relação a gente. Conseguimos estabelecer um diálogo, ele sabe que tem as portas abertas e a cada dia nós temos soluções novas", disse Tarcísio.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

VÍDEO - Manga relata caso de defunto "furtado" em cemitério de Sorocaba

UNIP lança curso de Medicina

Jaqueline ataca de repórter no Centro de Sorocaba e dispara: `com isso retomada do comércio será algo tranquilo´

Denúncias pelo WhatsApp geram mais de 300 multas no trânsito de Sorocaba

Com melhora do cenário epidemiológico, Megacarretas da Saúde encerram atividades nesta quarta

Bancos abrem em horário especial nesta terça-feira