25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Denúncias pelo WhatsApp geram mais de 300 multas no trânsito de Sorocaba

Postado em: 25/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Os sorocabanos com celulares em mãos estão cada vez mais empenhados em denunciar as infrações no trânsito. No período de sete meses foram aplicadas 328 multas com base nas informações enviadas pela população para o WhatsApp Denúncias da Urbes. Da data em que a ferramenta foi lançada, em 30 de novembro do ano passado até 31 de junho, houve 4.530 mensagens, a maioria das denúncias são sobre infrações na região central. Em abril, uma única mensagem gerou quase 60 multas em veículos estacionados irregularmente nas proximidades de uma casa noturna.

No primeiro semestre deste ano, quase metade das denúncias foram confirmadas e os infratores multados, enquanto no ano passado, 7% das mensagens deram origem às autuações. O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, alerta que a Urbes está cada vez mais rápida na averiguação, mas ainda chegam muitas mensagens com informações incompletas ou sobre outros assuntos. “Com as denúncias vamos exatamente onde há problema. Os motoristas precisam se conscientizar, pois o desrespeito às normas de trânsito causa incômodo, acidente ou mesmo a morte”, ressalta Fioravante.

As multas mais aplicadas com base nas informações via WhatsApp Denúncias são por estacionamento irregular, como em frente às garagens, em vagas exclusivas para ambulância ou transporte escolar, permanência em vaga rápida ou usar indevidamente a vaga para carga e descarga. As imediações do Hospital Regional é um dos locais com maior concentração de multas aplicadas com base nas denúncias pelo aplicativo.

Toda atuação só é feita após a confirmação por fiscais da Urbes, seja pessoalmente no local da infração ou pelo sistema de fiscalização por videomonitoramento. O número do WhatsApp Denúncias é (15) 99183-0037.

Multas por denúncias no Whatsapp estão aumentando

A instrutora de trânsito, Pryscilla Balderramas, 28 anos, é uma das sorocabanas que contribui para um trânsito melhor informando sobre abusos . Ela conta que participa ativamente desde o lançamento da ferramenta. “Já mandei fotos de veículos estacionados em local proibido como em calçadas, de conversões perigosas entre outros. Eu me sinto uma cidadã participativa e uma profissional mais ética, sou educadora para o trânsito e não posso fechar os olhos para esses erros”, declara Pryscilla.

Nos 181 dias do primeiro semestre de 2019, 41% das 3.600 mensagens foram averiguadas, dando origem a 296 multas (26% das denúncias), o que corresponde a três multas a cada dois dias ou o mesmo que 1,64 multa por dia.

Nos 32 últimos dias de 2018, quase 50% das 930 mensagens referiam-se às infrações de trânsito com informações suficientes para a checagem, fazendo com que 7% das denúncias gerassem 32 multas no período, o que equivale a uma por dia.

Informação deve ser clara e objetiva

A denúncia via WhatsApp para a Urbes precisa ser feita por mensagem clara e objetiva: informar o fato, o endereço com precisão, o que inclusive pode ser feito com a ferramenta “localização” do próprio aplicativo e se possível, uma foto da irregularidade.

Instantaneamente as informações são inseridas no sistema de atendimento e o controlador de rádio aciona a fiscalização para deslocar-se até o endereço. Quando há a possibilidade, a constatação para a multa é feita pelas câmeras de fiscalização do videomonitoramento da Urbes.

WhatsApp Denúncias não responde mensagens

O WhatsApp é um canal de entrada de ocorrências, com grande fluxo de chegada de denúncias e por isso o denunciante não recebe qualquer resposta pelo aplicativo.

A Urbes possui outros canais de atendimento e respostas: pela internet, acessando o endereço www.urbes.com.br e clicando no link Fale Conosco. Ou pessoalmente, para a geração de um protocolo de atendimento, em qualquer uma das sete unidades da Casa do Cidadão ou na sede administrativa da Urbes

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país

Ladrão sem perna é detido pela polícia por furto a residência; outros dois suspeitos foram detidos

Confira a programação de maio da Feira de Artesanato de Sorocaba

Oficina de Circo - Corpo de Palhace - veja a coluna de José Simões

Polícia Civil está à procura de criminoso envolvido em morte de metalúrgico

Colisão de carros deixa três mulheres feridas na avenida Afonso Vergueiro