26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Blitz visa sensibilizar motoristas do risco de atropelamento de capivaras e outros animais

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 30/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Nesta quinta-feira (31), das 9h às 11h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Urbes – Trânsito e Transportes, vai realizar uma blitz educativa para alertar os motoristas sobre o risco de atropelamento de capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris) e outros animais silvestres. A primeira ação ocorrerá na avenida 15 de agosto, próximo à entrada do Parque Municipal Porto das Águas, um dos locais que recebeu a placa de alerta à presença de capivara.

A atividade educativa intitulada Blitz da Biodiversidade contará com apoio de agentes de trânsito da Urbes e tem como objetivo sensibilizar os condutores sobre o problema do atropelamento de animais silvestres. As espécies mais atropeladas e que também vivem em Sorocaba são: o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), o ratão do banhado (Myocastor coypus), a capivara e uma espécie de lagarto chamado teiú (Tupinambis merianae).

Em outubro, após pedido da prefeita Jaqueline Coutinho, a Urbes instalou 11 placas de alerta para proteger as capivaras principalmente na avenida Dom Aguirre. As capivaras habitam banhados, margens de rios e lagos e podem ser vistas, vivendo em família, ao longo do Rio Sorocaba. A recomendação é que as pessoas dirijam sempre na velocidade permitida e próximo a cursos d`água e vegetação redobrem a atenção nas vias.

“A ideia com a instalação das placas é informar os motoristas a respeito da presença das capivaras e da necessidade de atenção e redução da velocidade. Acreditamos que com isso podemos diminuir o número de atropelamentos, que ocorrem principalmente no período noturno e podem ser fatal para o animal, e também para nós seres humanos”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

Sistema Urubu

Durante a blitz, as equipes também vão divulgar o Sistema Urubu, considerado a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. O Sistema Urubu possui um aplicativo de celular gratuito chamado Urubu Mobile que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema. Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, a pessoa tira uma foto usando o aplicativo.

O local da foto e a data são marcados automaticamente e a imagem é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Os profissionais do CBEE, por sua vez, juntam todos os dados enviados para fazerem a análise dos pontos mais vulneráveis e, então, proporem mudanças para reduzir os atropelamentos.

Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, mais de quinze animais morrem a cada segundo nas estradas brasileiras e muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção. Esse número totaliza cerca de 475 milhões de animais mortos por ano. De modo geral, os animais atravessam as estradas e rodovias em busca de alimento ou de um novo local para viver, em consequência da destruição dos habitats naturais e do crescimento urbano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governador João Doria anuncia “Corujão da Saúde” para a região de Sorocaba

1ª Expo CIEE Sorocaba reuniu cerca de 4,5 mil pessoas

Único eclipse total lunar do ano poderá ser visto nesta madrugada

Feriado da Independência altera rotina dos serviços públicos em Sorocaba

Celulares de Bolsonaro também foram alvo de hackers, diz Ministério da Justiça

Bolsonaro repete mentiras sobre urnas e faz novas ameaças golpistas em fala a embaixadores