28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Associação de investidor diz que minoritário foi enganado em rombo de R$ 20 bi da Americanas

Foto: Agência Brasil
Postado em: 12/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Joana Cunha, FOLHAPRESS

Após o anúncio do rombo de R$ 20 bilhões no balanço da Americanas, nesta quarta-feira (11), a Abradin (Associação Brasileira de Investidores) diz que estuda adotar medidas junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ao Ministério Público para proteger os acionistas minoritários.

 


Para Aurelio Valporto, presidente da Abradin, os investidores "foram enganados". A associação vai pedir ao regulador a apuração das responsabilidades das pessoas físicas envolvidas e eventual punição. No MP, a ideia é verificar a possibilidade de ressarcimento aos cofres da empresa, além de observar eventual ocorrência de crimes e de envolvimento de controladores, segundo ele.

 


"Essa notícia nos pegou de surpresa, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a absoluta incompetência dos auditores. Este fato lesa enormemente o patrimônio dos investidores e mina a credibilidade do mercado de capitais nacional. As pessoas físicas responsáveis devem ser pedagogicamente punidas tanto no âmbito cível quanto criminal, se for o caso. A Abradin vai estudar as medidas cabíveis junto à CVM e ao Ministério Público. Deverá ser, também, rigorosamente apurada a possível responsabilidade dos controladores, atuais e anteriores", afirma.

 


Junto com o anúncio do caso, o novo presidente da Americanas, Sérgio Rial, e o diretor de relações com investidores, André Covre, que assumiram recentemente, comunicaram que vão deixar a empresa. Rial segue como assessor dos acionistas de referência da Americanas, o trio de bilionários do fundo de investimentos 3G Capital-Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto que cria 5 cargos no Saae não foi votado em razão de emenda apresentada

STF suspende julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Bolsonaro veta proposta que prevê bagagem gratuita em voos

Primeira fase do Desenrola pode limpar até 2,5 milhões de nomes

Anitta critica Bolsonaro e sugere que governo não está `governando para todo mundo´

Espanha decreta novo estado de emergência em luta contra covid-19