28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Advogado lança livro sobre Sucessão de Empresas Familiares

Foto: Divulgação
Postado em: 22/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Obra de Vinícius Camargo Silva está sendo lançada em versão impressa e em e-book pela Amazon

 

O advogado Vinícius Camargo Silva, de Sorocaba, está lançando o seu livro “Manual de Sucessão nas Empresas Familiares”, com prefácio do professor Luiz Marins.

 

“Como o fundador de uma empresa pode passar o bastão aos seus sucessores e ao mesmo tempo preservar e perpetuar o seu legado” é a mola central do livro. “Há uma oportunidade desses fundadores de empresas marcarem o mundo com sua existência, fazendo inclusive com que suas empresas, enquanto obras, ultrapassem seu ciclo de vida, superando seu próprio tempo e seguindo ativas por várias e várias gerações. A perpetuação do legado e da empresa é uma maneira que as pessoas humanas encontram de seguir na história, de serem lembradas e até mesmo passarem a ser conhecidas muito tempo depois de terem morrido. Trata-se, pois, de um certo flerte com a imortalidade”, afirma o autor.

 

De acordo com ele, há muitos exemplos concretos de empresas, como legados, que venceram o tempo de seus fundadores. “No Brasil, a Gerdau (de João Gerdau), a Hering (dos irmãos Bruno e Hermann), a Tramontina (de Valentin Tramontina), a Klabin (de Maurício Klabin). No mundo, a Ferrari (de Enzo Ferrari), a Disney (de Walt Disney), a Ford (de Henry Ford), a Johnson & Johnson (dos irmãos Robert, James e Edward), a Colgate (de Willian Colgate), a Nestlé (de Henri Nestlé) e o J. P. Morgan (de John Pierpont Morgan), dentre muitas outras da extensa lista de empresas familiares cujos nomes de família de seus fundadores são marcas conhecidas em todo o globo terrestre, sendo repetidas por milhares ou mesmo bilhões de pessoas todos os dias”, cita o advogado.

 

O autor, a partir de uma didática narrativa dos dilemas do fundador e de suas relações com os sucessores dentro do universo familiar, em interface direta com a empresa, busca entregar ao leitor, mediante exemplos concretos, uma incursão rápida e eficiente pelo tema.

 

E, a partir da comparação com o trem da vida, descreve a inteligência e a eficiência contidas no planejamento sucessório, na transmissão organizada do legado em vida, que permitirá ao fundador viver muito bem no trem e descer na sua última estação, deixando seus sucessores cuidarem da empresa e seguirem suas próprias jornadas, de geração em geração, no mesmo sistema originalmente implementado pelo fundador.

 

O livro está disponível nas versões impressa e e-book na Amazon.

Sobre o autor

Vinícius Camargo Silva é advogado, consultor de empresas, mestre em Direito pela PUC/SP, palestrante e conferencista.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro assina e publica MP que acaba com aviso de licitação pública em jornal

Câmara publica renúncia do deputado Jean Wyllys e convoca suplente

Receita libera consulta a 2º lote de restituição do IR nesta segunda

Eleições: "PL indicará o vice para Manga, mas não será nada goela abaixo", afirma Danilo Balas

Drive Pet é atração gratuita no Parque das Águas neste sábado

Votorantim divulga edital para processo seletivo de professor de educação básica