19 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Advogado lança livro sobre Sucessão de Empresas Familiares

Foto: Divulgação
Postado em: 22/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Obra de Vinícius Camargo Silva está sendo lançada em versão impressa e em e-book pela Amazon

 

O advogado Vinícius Camargo Silva, de Sorocaba, está lançando o seu livro “Manual de Sucessão nas Empresas Familiares”, com prefácio do professor Luiz Marins.

 

“Como o fundador de uma empresa pode passar o bastão aos seus sucessores e ao mesmo tempo preservar e perpetuar o seu legado” é a mola central do livro. “Há uma oportunidade desses fundadores de empresas marcarem o mundo com sua existência, fazendo inclusive com que suas empresas, enquanto obras, ultrapassem seu ciclo de vida, superando seu próprio tempo e seguindo ativas por várias e várias gerações. A perpetuação do legado e da empresa é uma maneira que as pessoas humanas encontram de seguir na história, de serem lembradas e até mesmo passarem a ser conhecidas muito tempo depois de terem morrido. Trata-se, pois, de um certo flerte com a imortalidade”, afirma o autor.

 

De acordo com ele, há muitos exemplos concretos de empresas, como legados, que venceram o tempo de seus fundadores. “No Brasil, a Gerdau (de João Gerdau), a Hering (dos irmãos Bruno e Hermann), a Tramontina (de Valentin Tramontina), a Klabin (de Maurício Klabin). No mundo, a Ferrari (de Enzo Ferrari), a Disney (de Walt Disney), a Ford (de Henry Ford), a Johnson & Johnson (dos irmãos Robert, James e Edward), a Colgate (de Willian Colgate), a Nestlé (de Henri Nestlé) e o J. P. Morgan (de John Pierpont Morgan), dentre muitas outras da extensa lista de empresas familiares cujos nomes de família de seus fundadores são marcas conhecidas em todo o globo terrestre, sendo repetidas por milhares ou mesmo bilhões de pessoas todos os dias”, cita o advogado.

 

O autor, a partir de uma didática narrativa dos dilemas do fundador e de suas relações com os sucessores dentro do universo familiar, em interface direta com a empresa, busca entregar ao leitor, mediante exemplos concretos, uma incursão rápida e eficiente pelo tema.

 

E, a partir da comparação com o trem da vida, descreve a inteligência e a eficiência contidas no planejamento sucessório, na transmissão organizada do legado em vida, que permitirá ao fundador viver muito bem no trem e descer na sua última estação, deixando seus sucessores cuidarem da empresa e seguirem suas próprias jornadas, de geração em geração, no mesmo sistema originalmente implementado pelo fundador.

 

O livro está disponível nas versões impressa e e-book na Amazon.

Sobre o autor

Vinícius Camargo Silva é advogado, consultor de empresas, mestre em Direito pela PUC/SP, palestrante e conferencista.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro ordena que PL retire ação contra Lollapalooza e estaria furioso com o partido

PAT Móvel atenderá em mais cinco endereços na próxima semana

Bolsonaro veta prorrogação de concurso realizado antes de pandemia

Ministério da Saúde lança campanha de combate ao Aedes aegypti

Bolsonaro sugere que variante ômicron é "bem-vinda"

Homossexuais devem ter direito a união civil, afirma Papa Francisco