26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ações marcam mês de conscientização sobre linfomas

Postado em: 10/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Setembro é o mês de conscientização sobre Linfomas. O Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) promove durante todo o mês a campanha “Sorocaba contra o Linfoma”, que terá atividades para abordar o tema e deixar o assunto mais perto da sociedade.
“O linfoma é um câncer que tem origem em uma célula chamada linfócito – um tipo de glóbulo branco. Esses linfócitos se acumulam em regiões do corpo chamadas linfonodos ou gânglios linfáticos, popularmente conhecidos como ínguas. Em condições normais os linfócitos realizam a defesa do nosso organismo contra infecções. Quando essas células sofrem mutações e se proliferam de maneira desorganizada, surge o linfoma”, comenta a médica hematologista Lisa Ricci, do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS).
Segundo a especialista, “como o sistema linfático está presente em muitas regiões do nosso organismo, o linfoma pode acometer os mais variados locais, como: pele, estômago, intestinos, mama, medula óssea, mas o mais comum é o envolvimento dos gânglios linfáticos”.

Sintomas principais

Emagrecimento inexplicável, aumento dos gânglios, principalmente nas regiões do pescoço, axilas e virilhas, suores no período noturno, febre vespertina diária, dor no peito, falta de ar, tosse (em linfomas que acometem o mediastino, região do tórax) e coceiras pelo corpo.

“Roda de Conversa” e Fundec

O Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) promove duas atividades em Sorocaba. A primeira é no dia 11/9, com apresentação da Banda Sinfônica da Fundec, às 20 horas, na sede da Fundec. Os ingressos podem ser adquiridos na própria Fundec ou no IOS – Rua Cônego Januário Barbosa, 238, Vergueiro. Informações: (15) 3334-3434.
No dia 13/9, às 19h30, na sede da Abos (Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba) haverá uma ‘Roda de Conversa’ sobre “Linfomas – você sabe o que é?”, com a médica Lisa Ricci. O evento é aberto a todos. A Abos fica na rua João Crespo Lopes, 415, Jardim América.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Descarte correto e consciente de lixo e entulho ajuda a evitar enchentes e alagamentos

UBS Habiteto cria serviço de telemonitoramento a pacientes odontológicos

Ministério da Educação vai divulgar resultado do Enem no dia 17 de janeiro de 2020

Caixa e BB iniciam nova fase de pagamento do PIS/Pasep

Dez melhores filmes que não ganharam o Oscar

Votorantim passa a vacinar crianças de 3 anos contra a covid-19