27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Abertura oficial do Carnaval 2023 será no dia 4 de fevereiro no Sorocaba Clube

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba terá uma programação de Carnaval em 2023, sem investimentos públicos. A abertura oficial, com o tradicional Grito de Carnaval e a eleição da Corte, ocorrerá já no dia 4 de fevereiro, das 16h às 23h, no Sorocaba Clube, localizado na Rua São Bento, 113, no Centro da cidade, com a organização da União Sorocabana de Escolas de Samba (Uses). O evento será gratuito e aberto a todos.

 


A programação foi definida a partir de reuniões realizadas pela Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Sorocaba, com representantes da União Sorocabana de Escolas de Samba e da Acusa (Associação Cultural do Samba de Sorocaba). O Município dará apoio aos organizadores, com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), para promover a segurança de todos, porém sem recursos públicos.

 


A eleição da Corte, que ocorrerá às 17h do dia 4 de fevereiro, no Sorocaba Clube, será uma oportunidade para que as famílias sorocabanas que gostam da folia de reviver o genuíno espírito do Carnaval, com a participação da comunidade do samba. Já, às 19h, terá apresentação de baterias e desfile dos blocos na Rua São Bento. Às 20h30, será feita a entrega da chave da cidade ao novo Rei Momo e, para encerrar a noite, a partir das 21h, a cantora Teresa Baddini fará um show com o melhor do samba, na sacada do Sorocaba Clube.

 


Por fim, de 17 a 21 de fevereiro, a Associação Cultural do Samba de Sorocaba realizará vários eventos de Carnaval, no Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté. No dia 17, a partir das 18h, acontece o Ensaio Geral das Escolas de Samba, com a apresentação do samba enredo e bateria, além de shows de samba e pagode. No dia 18 de fevereiro, a partir das 10h, será realizado o “CarnaSaúde – Vida Saudável, Carnaval Feliz”, com orientações de saúde, matinê com marchinhas carnavalescas e show infantil, das 14h às 18h, além de shows de samba e pagode, a partir das 19h.

 


No dia 19, a partir das 10h, a Acusa realiza o “CarnaCão: Os Pets também se divertem” no Parque das Águas, com orientação veterinária, adoção de animais, concurso de fantasias dos pets (Melhor Fantasia Fashion, Melhor Fantasia de Personagem, Fantasia mais Criativa e eleição da Corte de Carnaval PET: Rei e Rainha), mais o show infantil. Já, das 19h às 22h, o público poderá conferir atrações de samba e pagode. No dia 20, a programação prossegue com show artístico temático “Os sambas de todos os tempos”, a partir das 19h, com sambas que marcaram época e gerações, com o objetivo de resgatar e preservar o samba de raiz.

 


Por fim, no dia 21, a Associação Cultural do Samba de Sorocaba realizará o “Carnaval Patrimônio Imaterial: Carnaval é Arte, é Cultura e o Legado Continua”. O evento, que tem início às 14h, contará com oficina de iniciação musical e percussão voltada às crianças, com a formação do Bloquinho Kids, com os participantes da atividade; e, das 14h às 18h, será realizada a matinê, com marchinhas carnavalescas e show infantil. Já, a partir das 21h, terá o desfile das Escolas de Samba, em caráter não competitivo. As escolas filiadas à Acusa vão desfilar juntas, com o mesmo tema: “De onde vim, pra onde vou, se saber é poder, quem eu sou”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MC Gui tem novos shows cancelados após polêmica de bullying com criança

Sorocabano participante do ‘The Voice Brasil’ avança de fase no reality

Outubro Rosa: mulheres em tratamento buscam alternativas para recuperar a autoestima

Temer participa de encontro com empresários na sede do Secovi

Sistema de rodízio no abastecimento de água abrange quatro zonas da cidade nesta quinta-feira

Imprensa internacional destaca perfil anticorrupção de Sergio Moro