30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A morte da Rainha Elizabeth II emociona o mundo. Charles III é o novo Rei - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 09/09/2022

Compartilhe esta notícia:

O jornal Ipanema e a Jovem Pan com a imprensa mundial destacaram no horário de Brasília, ao início da tarde às 14h30 no dia 8 de setembro, a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II. Emissoras de rádio, jornais e televisão usaram também as suas redes sociais e portais para contar em imagens e textos emocionantes quem foi àquela mocinha que sucedeu o seu pai no reinado do Reino Unido. Eu tive a oportunidade de estar na Inglaterra em 2019 e presenciar o carinho que o povo manifestava à sua Rainha. Inúmeros documentários que já assisti sobre a família Real pesquisaram os passos das filhas do Rei Jorge VI. Nas pesquisas realizadas para este artigo, amplamente relatadas sobre a vida da Rainha, destaco alguns pontos curiosos da sua história de vida. A Elizabeth Alexandra Mary nasceu no dia 21 de abril de 1926, na área de Mayfair, em Londres, sendo a primeira filha do duque e da duquesa de Iorque, mais tarde rei Jorge VI e Rainha Isabel. O seu pai Jorge subiu ao trono em 1936, após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, tornando a princesa Isabel a possível herdeira do trono britânico.

 

A Rainha Elizabeth II é a monarca com o reinado de maior duração na história da monarquia britânica. Ela assumiu o trono em 1952. A cerimônia de coroação só foi realizada em 1953. Elizabeth não era cotada a ser Rainha, ou era improvável, uma vez que seu pai não era o primeiro na linha de sucessão. 

 

Na sua adolescência, Elizabeth serviu o exército nacional britânico como mecânica em um grupamento de mulheres. Ao completar 21 anos de idade, Elizabeth casou-se com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. O casal teve quatro filhos. O seu reinado é considerado o mais longo da história da monarquia britânica. Seu filho mais velho, príncipe Charles, é o sucessor do trono real e será empossado como Rei Charles III.

 

O pai de Elizabeth era Albert Frederick Arthur George, mais conhecido como duque de York, e sua mãe era Lady Elizabeth Bowes-Lyon, conhecida como duquesa de York. No momento do nascimento de Elizabeth, o rei do Reino Unido era Jorge V.

 

O pai de Elizabeth era o segundo filho de Jorge V, sendo que Edward Albert, seu tio, era o filho mais velho do rei. Portanto, no momento em que ela nasceu Elizabeth tornou-se a terceira na linha de sucessão do trono britânico. Diziam os historiadores que as chances dela de tornar-se rainha não eram muito animadoras, por isso, seu nascimento foi pouco repercutido na mídia mundial.

 

Essa conclusão, segundo se comentava na imprensa,  era porque se Edward tivesse filhos, eles teriam a preferência ao trono, e ainda, caso ele não os tivesse e o pai de Elizabeth, George, por sua vez, tivesse algum filho do sexo masculino, ele também teria a preferência antes dela. No Reino Unido, existia uma preferência pelo primogênito homem em relação às herdeiras mulheres.

 

Sendo assim, Elizabeth cresceu sabendo que ocupar o trono era possível, mas não muito provável. Recebeu uma educação consistente, sendo tutorada por Marion Crawford, que também cuidou da educação de sua irmã, Margaret, já falecida.

 

Durante dez dias, a partir do dia 8 de setembro, será noticiado com destaque o seu falecimento, cujo sepultamento correrá com  homenagens oficiais. O seu jeito de avó, diziam os ingleses e, que os brasileiros estão acostumados a relembrar dos seus antepassados vovós imigrantes, dava à Rainha Elizabeth II o afeto da humanidade.

 

Edições especiais de documentários da vida de Elizabeth II estão em canais como o “Smithsonian” durante todos os próximos dias. A Rainha Elizabeth é a mulher mais fotografada do mundo.

 

“Quando a paz chegar, lembre-se que será para nós, as crianças de hoje, (a tarefa de) tornar o mundo de amanhã um lugar mais feliz e melhor” Rainha Elizabeth II

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exoneração de Regina Duarte é publicada no Diário Oficial da União

Comunidade terapêutica na Zona Leste é interditada pela Vigilância Sanitária em Sorocaba

‘Intenção era ser preso’, diz responsável por quebrar equipamentos em hospital

Entra em vigor resolução que proíbe radar fixo ou portátil de ficarem escondidos

Doria vem a Sorocaba e inaugura primeira Delegacia da Mulher 24 horas de SP

Dezembro Vermelho: 3 dicas para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV