03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A lição do dilúvio e as enchentes de Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 02/02/2023

Compartilhe esta notícia:

Há na bíblia no livro do Gênese a passagem do diluvio e a arca da Noé. A história bíblica relata que naquela situação do começo da criação e seus habitantes, o diluvio veio para um recomeço da humanidade sem as maldades praticadas por homens e mulheres da descendência de Adão e Eva. Não vou entrar no mérito dessa reflexão, pois o nosso objetivo com este artigo é contar o que vi com as enchentes de Sorocaba. Um verdadeiro diluvio em muitas áreas da cidade e, que o povo e nem Deus foi culpado por essa água que desceu das nuvens ou dos céus, como disse uma moradora do Parque das Águas.

 

Os canais de televisão e jornais noticiaram e mostraram as imagens das inundações. Famílias foram desalojadas de suas casas e o comércio perdeu os seus produtos. O trânsito parou frente às torrentes das enxurradas e, como seria natural com os raios e trovões, muitos animais ficaram assustados e latiram sem parar. Isso eu ouvi na minha casa com nossa cachorra poodle.

 

Recentemente, o prefeito de Sorocaba divulgou um alerta sobre a represa de Itupararanga e sua vazão no rio Sorocaba. Houve controvérsias e até polêmica política sobre o assunto. Uns diziam que a notícia iria propiciar o pânico na população e outros ponderavam que sempre é saudável antecipar tragédias. As autoridades e técnicos em edificações, como no caso da barragem construída em Votorantim e pertencente a uma indústria de alumínio, estão avaliando esse reservatório que abastece dezenas de milhares de pessoas.

 

Na última terça-feira, dia 31 de janeiro, a Prefeitura de Sorocaba decretou situação de emergência pública, considerando as enchentes em ruas de vários bairros da cidade.

 

Olhando pelo foco das câmeras dos drones que sobrevoaram as áreas atingidas pelas águas, vemos que a vazão do Rio Sorocaba e os três lagos reservatórios, como no Parque das Águas, era insuficientes para conter a chuva torrencial. Havia uma só água na da invasão dessa imensa área de lazer às margens da Avenida Dom Aguirre. O final do mês de janeiro, em pleno verão e começo de fevereiro de 2023 ficará na história da meteorologia de Sorocaba.

 

Infelizmente, há muitas famílias com os seus filhos desabrigados e acolhidos pelo Fundo Social de Solidariedade. As campanhas de ajuda comunitária à essas pessoas da nossa cidade, devem e podem ser feitas através dessa instituição FSS, com acesso pelo seu telefone 15 32 382503. No final de 2022, em dezembro passei por essa situação de chuva em minha casa, com a perda total do forro de gesso, pelo excesso de água que caiu. É algo que nunca esperamos que aconteça, mas todos somos sujeitos a passar por acontecimentos da natureza. Pelo que parece com as constantes chuvas na cidade, o carnaval de rua com desfile das Escolas de Samba, dificilmente acontecerá neste ano no Parque das Águas.

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve aos sábados no portal jornal Ipanema.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vice de Crespo se diz pressionada para renunciar, senão corre risco de ser cassada

Criminosos são flagrados furtando panelas de Centro de Educação Infantil de Sorocaba

Irmãos suspeitos de golpes milionários pelo Pix são presos em condomínio de Sorocaba

Lula supera Doria como cabo eleitoral no 2º turno de São Paulo, aponta Datafolha

Rainha Elizabeth 2ª não terá tratamento preferencial na vacinação contra Covid-19

Auxílio emergencial: Caixa abre 770 agências neste sábado das 8h às 12h